Por que duas pessoas com fibrose cística não podem se tocar?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Por ser genética, a fibrose cística não é transmissível, embora um fibrocístico não possa ter contato com outro, já que o acúmulo de muco causado pela doença facilita infecções causadas por bactérias. “Os pacientes não devem ficar juntos, mesmo que duas crianças com fibrose cística tenham a mesma bactéria.

Entenda a fibrose cística, doença retratada no filme A Cinco Passos de Você O romance 'A cinco passos de você' conta a história de dois adolescentes com fibrose cística que, devido à doença que possuem, não podem se tocar ou ficar muito próximos.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

Mulheres com fibrose cística têm o muco cervical mais espesso e podem também desenvolver questões ovulatórias devido a desnutrição. Entretanto, a maioria das mulheres diagnosticadas com a doença são férteis e podem engravidar se não usarem métodos contraceptivos.

A Fibrose Cística é decorrente de uma doença genética recessiva, ou seja precisa herdar um gene recessivo da mãe e do pai o que corresponde a uma chance de 25% de uma criança nascer com FC. Assim, o casal que geneticamente tem a predisposição de ter filhos com FC, tem, na verdade, 25% de chance de ter um filho com FC.

A fibrose cística (FC) é historicamente conhecida como a “doença do beijo salgado”, o que se deve à maior perda de sal no suor, percebida ao se beijar a criança e/ou ao se visualizar cristais de sal, principalmente na testa. A FC foi reconhecida como uma nova entidade de doença em 1938, pela patologista americana Dra.

Isso porque a doença do beijo salgado — como também é conhecida devido à grande quantidade de sódio no suor — é grave, progressiva, letal e ainda sem cura. Genética, ela ocorre quando os pais apresentam, cada um deles, um gene defeituoso. Ou seja, são portadores, mas não desenvolveram a enfermidade.

Com a possibilidade de contaminação cruzada entre eles, isto é, o Will contaminar Stella com sua bactéria, durante uma conversa, ou por um espirro ou tosse (sintomas comuns em pacientes com FC), é muito importante que ambos mantenham uma distância de segurança, de 1 metro (ou '5 passos'). Por isso, o nome do filme.

As pessoas com FC devem evitar entrar em contato com germes como bactérias, vírus e fungos, causadores de doenças. Para evitar essa contaminação, é importante ensinar bons hábitos de higiene para todos os alunos, como lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel.

Irmã da apresentadora Hebe Camargo, Stella Monteiro de Camargo Reis morreu aos 89 anos nesta quarta-feira (26), em São Paulo.

Aos 58 anos, John é mais velho do que a grande maioria das pessoas que vivem com FC. Seu terapeuta, Herbert, comentou que também fica surpreso ao ver John superando as dificuldades da doença, enquanto também comanda uma equipe de profissionais no hospital.

O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino.

Segundo o pneumologista, a sobrevida mediana dos pacientes com fibrose cística é de aproximadamente 40 anos.

A doença pode ser diagnosticada pelo Teste do Pezinho, realizado em até 30 dias de vida do recém-nascido. O exame confirmatório dos casos suspeitos é feito pelo “Teste de Suor”.

É importante ressaltar que mesmo com uma carga de tratamento significativa, pacientes com fibrose cística podem ter uma vida normal, frequentar a escola, trabalhar etc.

Em primeiro lugar, pessoas com fibrose cística devem evitar alimentos como fast-foods, farinha branca, fritura, açúcar, comida pronta e bebidas alcoólicas.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Os principais tratamentos para fibrose vai depender do estágio em que ele se encontra. Mas os mais usados são a drenagem linfática, ultrassom, laser, radiofrequência e carboxiterapia. O tratamento certo para cada caso consegue devolver a elasticidade da pele, dissolvendo o excesso de tecido cicatricial e nódulos.

Não… não é possível evitar “fibrose fisiológica” (cicatrização da região operada), o que é possível de ser evitado são as fibroses em excesso, desorganizadas e irregulares.

Os sintomas característicos incluem inchaço abdominal, fezes amolecidas e baixo ganho de peso, assim como tosse, sibilos e infecções frequentes das vias respiratórias por toda a vida. O diagnóstico é baseado em resultados do teste de suor e/ou exames genéticos.

Não é nenhum segredo que fumar faz mal para a saúde de qualquer pessoa, mas para quem tem fibrose cística, a exposição ao cigarro pode ser ainda mais prejudicial. Isso porque o cigarro é composto de milhares de substâncias químicas, conhecidas por causar câncer e outras doenças nas vias aéreas, como inflamações.