Por que duas pessoas com fibrose cística não podem ficar perto?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Por ser genética, a fibrose cística não é transmissível, embora um fibrocístico não possa ter contato com outro, já que o acúmulo de muco causado pela doença facilita infecções causadas por bactérias. “Os pacientes não devem ficar juntos, mesmo que duas crianças com fibrose cística tenham a mesma bactéria.

Pessoas com fibrose cística não podem se tocar? Portadores da fibrose cística são mais propensos a ter infecções e complicações. Dessa forma, os pacientes com a doença devem se manter distantes uns dos outros para evitar a propagação entre eles.

2 – Toda pessoa com Fibrose Cística deve se proteger contra as DST´s e também de maneira contraceptiva. Até porque uma coisa não tem nada a ver com a outra! Estamos sujeitos à todas as outras doenças que existem no mundo e por isso devemos ter cuidado, inclusive nas relações sexuais.

A Fibrose Cística é decorrente de uma doença genética recessiva, ou seja precisa herdar um gene recessivo da mãe e do pai o que corresponde a uma chance de 25% de uma criança nascer com FC. Assim, o casal que geneticamente tem a predisposição de ter filhos com FC, tem, na verdade, 25% de chance de ter um filho com FC.

Mulheres com fibrose cística têm o muco cervical mais espesso e podem também desenvolver questões ovulatórias devido a desnutrição. Entretanto, a maioria das mulheres diagnosticadas com a doença são férteis e podem engravidar se não usarem métodos contraceptivos.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

Aos 58 anos, John é mais velho do que a grande maioria das pessoas que vivem com FC. Seu terapeuta, Herbert, comentou que também fica surpreso ao ver John superando as dificuldades da doença, enquanto também comanda uma equipe de profissionais no hospital.

Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

Segundo o pneumologista, a sobrevida mediana dos pacientes com fibrose cística é de aproximadamente 40 anos. “A expectativa de vida desses pacientes melhorou muito. Hoje, 90% deles chegam à fase adulta”, afirma Vergara.

A fibrose cística (FC) é a doença autossômica recessiva mais comum em euro-descendentes, com uma incidência estimada de 1 caso a cada 2.500 nascimentos.

Enquanto a fibrose pulmonar é uma doença adquirida ao longo da vida e restrita ao pulmão, na fibrose cística o paciente já nasce com a doença que atinge o sistema digestivo, respiratório e as glândulas sudoríparas.

Na fibrose cística, um simples beijo pode ter um significado muito mais poderoso do que você imagina e se tornar fundamental para a identificação da doença.

Na maioria das vezes, ela apresenta evolução lenta e progressiva, porém fatal, de modo que, em média, os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

A idade é um fator importante que pode levar a doença. Os pacientes com fibrose idiopática, no geral são adultos de meia idade e idosos. Tabagismo é outro importante fator de risco, além dos pacientes com histórico familiar ou portadores de doenças autoimunes do tecido conjuntivo.

Para evitar a Fibrose Cística nos descendentes, o casal precisa realizar um tratamento de Fertilização in Vitro, pois é preciso examinar em laboratório uma célula do embrião antes de implantá-lo no útero materno.

A Fibrose Cística é um distúrbio genético autossômico recessivo causado por uma mutação no gene CFTR, localizado no cromossomo 7.

A fibrose cística é causada por variantes genéticas hereditárias que fazem com que secreções espessas e pegajosas obstruam os pulmões e outros órgãos.

Em primeiro lugar, pessoas com fibrose cística devem evitar alimentos como fast-foods, farinha branca, fritura, açúcar, comida pronta e bebidas alcoólicas.

Apesar de ter tratamento, a fibrose cística é irreversível e se manifesta nos primeiros anos de vida. Diante de uma patologia com um prognóstico tão grave, é essencial que os profissionais de saúde se atualizem para buscar conhecimentos e promovam o melhor acompanhamento dos pacientes.