Por que Drummond foi expulso da escola?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Foi no colégio fluminense que Drummond começou a circular seus textos, colaborando com o jornal da escola, até ser expulso da instituição, em 1919, graças a um incidente com um professor de português, que o acusara de “insubordinação mental”.

Fase social (1940-45): Sentimento do Mundo. Fase do “não” (décadas de 50 e 60): Claro Enigma (1951) e Fazendeiro do Ar (1955) Fase da memória (décadas de 70 e 80): Boitempo & a Falta de Quem Ama, Discurso de Primavera, Corpo, etc.

Se escreveu poemas alinhados com a vanguarda modernista, também compôs textos que se enquadram no Concretismo, uma das últimas tendências da poesia brasileira no século 20.

Sobre Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar:
Pertence a uma geração de representativos poetas brasileiros como Manoel Bandeira, Mário de Andrade e Raimundo Corrêa. É considerado um poeta simbolista porque tematiza as relações entre o mundo real e a fantasia do homem contemporâneo.

Autor pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro, Drummond apresenta uma poesia com liberdade formal e temática sociopolítica. No entanto, seus textos são marcados, principalmente, por temas do cotidiano, que, mesmo culturalmente localizados, assumem um caráter universal.

1 — Tudo é possível, só eu impossível. 2 — Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer. 3 — Precisamos educar o Brasil.

Sofreu um infarto em 1986, que o deixou internado durante 12 dias.

Entre suas principais obras poéticas estão os livros “Alguma Poesia” (1930), “Sentimento do Mundo” (1940), “A Rosa do Povo” (1945), “Claro Enigma” (1951), “Poemas” (1959), “Lição de Coisas” (1962), “Boitempo” (1968), “Corpo” (1984), além do póstumo “Farewell” (1996).

Drummond faleceu no dia 17 de agosto de 1987, deixando uma obra literária com mais de 40 títulos, lançados no decorrer de 50 anos de profunda e total dedicação à poesia.

Usando a metáfora da quadrilha, uma dança popular na qual os pares vão trocando entre si, Drummond retrata o amor como um jogo de desencontros.

Publicado em 1940, Sentimento do mundo permanece, tantos anos depois, ainda um dos livros mais celebrados da carreira de Drummond.

Características da obra de Carlos Drummond de Andrade

  • Crítica sociopolítica.
  • Versos livres.
  • Temática do cotidiano.
  • Universalismo.
  • Traços regionalistas.
  • Conflito existencial.

Estilo literário e principais temas retratados em suas obras: Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal.

Faça o curso dos seus sonhos pagando mensalidade entre R$ 91,20 e R$ 330,00. 16 cursos encontrados em todo o Brasil.

O poema menciona que o português “são dois”, porque o mesmo idioma pode ser empregado em diferentes situações. O poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em situações formais e informais.

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).

Alguma Poesia

Em 1930, seu primeiro livro de poesia é lançado. O título é “Alguma Poesia”. Já na estreia, Drummond eterniza sua obra poética com poemas inesquecíveis. que não amava ninguém.

Carlos Drummond Andrade pertence, principalmente, ao segundo movimento modernista. Essa fase é caracterizada pela presença de temas como regionalismos e críticas sociais. Além disso, durante o modernismo, seus pensadores criam que era possível se fazer uma nova forma de arte, usando elementos inovadores nas suas obras.

isso é uma frase do Drummond: "A dor passa, mas não passa ter doído."