Por que dormimos pior no calor?

Perguntado por: avasconcelos3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Para o sono começar, o organismo precisa dissipar o calor. “No verão, o corpo tem de fazer um esforço redobrado para realizar esta tarefa. Assim é mais difícil adormecer. Além disso, o tempo de sono profundo e o tempo total de sono podem ficar mais reduzidos”, explicou.

6 dicas para dormir bem no verão

  1. Hidrate-se. ...
  2. Deixe o ambiente fresco (na medida do possível) ...
  3. Atenção à umidade do ar. ...
  4. Tome uma ducha antes de dormir. ...
  5. Use roupas leves. ...
  6. Consuma alimentos leves.

É muito mais fácil dormir quando estamos confortáveis e, geralmente, aquecer o corpo no frio não é tão complicado quanto refrescar-se no calor.

Os vasos ficam mais dilatados, o sangue corre mais rápido em áreas periféricas e a tendência é a pressão abaixar. Isso acaba dando sensação de moleza, preguiça e sono”, esclarece o médico. Quem trabalho o dia inteiro à luz do sol sente isso de forma prática.

Causa dor de garganta
Conforme explicado, o vento pode causar ressecamento das vias aéreas e enfraquecer o sistema imunológico, com isso um dos locais mais prejudicados é a garganta. Caso a pessoa esteja com o nariz entupido e respirando somente pela boca, os riscos são maiores.

Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existe uma temperatura considerada perfeita para espaços fechados e ela pode variar de 23°C a 26°C. Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno.

De acordo com especialistas, o ideal é que o quarto esteja entre 18º C e 22º C para atingir a temperatura correta para dormir. Isso porque, durante o sono, nosso corpo reduz sua temperatura, o que influencia na qualidade do sono.

Algumas atitudes simples podem te ajudar a ter mais disposição e energia em dias de muito calor:

  1. Alimentação leve. ...
  2. Hidratação. ...
  3. Tire um cochilo após o almoço. ...
  4. Evite sair em horários de sol intenso. ...
  5. Use spray com água para se refrescar. ...
  6. Use roupas leves e claras.

No inverno e nos dias mais frios o nosso corpo perde menos água e acaba gastando mais energia para manter suas funções normais, inclusive nos manter aquecidos. Nessa época tendemos a comer mais e é durante a manhã e após as refeições que sentimos mais sono e é também quando a preguiça ataca.

Como vencer a preguiça em 7 passos?

  1. Não atropele suas tarefas. ...
  2. Divida as atividades em partes menores. ...
  3. Crie prazos para as suas ações. ...
  4. Estabeleça recompensas sempre que vencer a preguiça. ...
  5. Espante o sedentarismo. ...
  6. Mais atenção à sua alimentação. ...
  7. Crie horários padronizados para dormir e acordar.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.

Porém, ao acordar e dar a primeira pisada no chão, a fáscia irá esticar e causar uma dor intensa na sola do pé. Por isso, recomenda-se fazer um alongamento esticando as pernas e movimentando os dedos dos pés em direção à perna antes de levantar. Veja 5 fatores de risco para desenvolver Fascite Plantar: .

A cama nunca poderá ficar de frente para a porta do quarto, pois nesta posição a cama recebe muita energia Chi, que entra pela porta, e ficará com muita energia. Cama muito energizada pode deixar a pessoa com o sono muito agitado ou conturbado, por exemplo.

Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela.

Para isso, você pode espalhar baldes ou bacias com água (de preferência gelada), jogar um pouco de água no chão ou espalhar toalhas úmidas pelo ambiente – essa última é a forma mais eficiente.

Já ouviu falar na dica do gelo no ventilador? Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante.

Essa discrepância geralmente se deve a um estado elevado de inércia do sono, um processo circadiano que modula a memória, o humor, o tempo de reação e o estado de alerta ao acordar, de acordo com um estudo de 2015.