Por que dormimos perto de quem amamos?

Perguntado por: lcoutinho6 . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.

De costas e se tocando
Casais que dormem nessa posição mostram que respeitam o espaço individual, mas sem perder o contato entre os corpos. Em geral, são dinâmicos e levam uma vida independente, mas a relação é estável e saudável.

Deitar acompanhado gera menos fadiga e maior tempo de sono, conforme análise de cientistas da Universidade do Arizona, nos EUA, realizada com dados de mais de mil participantes.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Transformações no corpo
O coração bate mais forte |e chega até a 150 batimentos por minuto. · A voz da pessoa amada fica sedutora e excitante. Convertida em corrente elétrica, leva a uma sensação para lá de agradável. · O organismo esquenta.

Embora boa parte dos casais prefira não dormir juntos na véspera do casamento, muitos não veem problema nenhum nisso. Em especial os casais que já moram juntos. Estes preferem manter sua rotina e dormir na própria cama, acordando lado a lado no seu grande dia.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Dormir de conchinha, quando o homem abraça a mulher por trás, demonstra que um se importa com o outro, mas ambos percebem que a vida está longe do ideal. Nesse caso, a mulher pensa que ele nunca conta a ela sobre seus sentimentos, enquanto o homem acredita que deve tomar controle de tudo.

Mãos dadas
De acordo com Greer, dormir desta forma significa que você e o seu parceiro querem manter-se conectados. Trata-se de "se sentirem seguros por estarem a agarrar-se um ao outro".

Abraçando um travesseiro ou objeto: Muitas pessoas precisam dormir abraçadas com algo – travesseiro ou bichinho de pelúcia – para descansar, mas isso não significa que sejam inseguras, pelo contrário, essa postura mostra uma pessoa confiante e boa para o diálogo.

É costume associar o dormir separado com brigas e falta de desejo ou até de amor. Mas a intimidade positiva é aquela na qual as pessoas podem falar o que pensam e mostrar suas fraquezas ou vontades com liberdade e respeito. Não é preciso ficar agarrado o tempo todo para demonstrar carinho ou atenção”, ela avalia.

Rotinas não conflitantes
Ter o sono interrompido reduz o bem-estar, o que aumenta a possibilidade de discussões acontecerem. Dormindo em quartos separados, o problema deixa de existir, já que cada um pode manter seus costumes sem prejudicar as particularidades do outro.

Se você costuma dormir de costas para o seu parceiro ou parceira e deixa espaço entre vocês, relaxe. Você não está sozinho. Um estudo sobre as posições de sono mais comuns entre casais revelou que a posição de dormir de costas sem tocar o outro, chamada "liberdade", é a mais popular entre os casais, com 27%.

Porque se você fica com a pessoa as chances dela apaixonar são grandes, agora as chances de você arruinar uma das memórias mais importantes da vida de um ser humano é muito maior. Pense bem e pergunte para as pessoas, com quem tem intimidade claro!, quantas delas tem boas memórias em relação à 1ª vez.

Diversas regiões do cérebro, especialmente as relacionadas com a recompensa e com a motivação, são acionadas quando pensamos num par romântico ou estamos diante de um, entre elas o hipocampo, o hipotálamo e o córtex cingulado anterior.

Um homem apaixonado pode expressar seus sentimentos através de gestos, como abraços, beijos e carícias. Veja se ele quer estar perto de você. Uma das principais características de um homem apaixonado é que ele vai querer passar tempo com a mulher que ama. Se ele sempre quer estar perto de você, é um sinal positivo.

48 meses

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Falando de forma clara: dentro de um relacionamento compromissado, o beijo é uma expressão clássica de carinho e de atração de um pelo outro. Assim, é um ato que não faz nenhum mal, desde que feito de forma pura e que não coloque o casal em uma ocasião próxima de pecado.

Explique a eles o porquê dormir com o seu namorado é tão importante e peça a eles uma justificativa que norteou essa proibição. Tente entender o lado dos seus pais e fazer com que eles entendam o seu lado também e, quem sabe, com o passar dos dias, eles não vão mudando de ideia com relação a este assunto.

2 – ESPELHOS EM QUARTOS
O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia. Por isso o ideal é que o espelho fique dentro de um armário ou que aponte para um local longe da cama.