Por que dormimos do nada?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Essa doença realmente existe e é chamada de Narcolepsia. A Narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência diurna excessiva e uma tendência a pegar no sono em locais e momentos inapropriados, como na escola, faculdade, trabalho, fila do banco e até mesmo durante uma conversa ou refeição.

A narcolepsia caracteriza-se por sonolência diurna excessiva, geralmente com perda súbita de tônus muscular (cataplexia). Outros sintomas incluem paralisia do sono e alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas. O diagnóstico se estabelece por polissonografia e teste de latência múltipla do sono.

Alterações no sono é apenas um dos sintomas da depressão
Pode ser 'apenas' uma necessidade de adequar o sono”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt. Para alguns pacientes depressivos, dormir bastante pode se tornar uma maneira de fugir da realidade repleta de problemas e dos sintomas provocados pela doença.

Dormir demais engorda: mito
No entanto, apesar dessa informação ser bem comentada por aí, ela não passa de um mito! Na verdade, o que acontece é o seguinte: durante as horas de sono, o organismo libera um hormônio, conhecido como leptina, que contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade.

O sono é uma bênção que recebemos de Deus, é um tempo de descanso, de renovo do nosso corpo físico, o que nos ajuda a lidar com as pressões do dia a dia.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

substantivo feminino [Psicologia] Sono excessivo que, aparecendo de maneira súbita, incontrolável e sem razão aparente, acontece muitas vezes ao dia; narcolepsia.

Chamada também de Tripanossomíase Humana Africana, a Doença do sono é uma inflamação que afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o paciente tenha diversas dificuldades neurológicas, podendo entrar em coma e até mesmo levá-lo a óbito.

Paralisia do sono para o espiritismo
Nesse sentido, a paralisia do sono pode ser uma experiência de evolução do espírito, em que corpo e espírito estariam se preparando para uma vida entre os dois planos. Outra teoria tem a ver com a crença de que vivemos muito próximos dos espíritos desencarnados.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Entretanto, essa prática faz mal à coluna. De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilidade da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

As pessoas pesam menos quando acordam porque o corpo está ligeiramente desidratado”, explica Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição “Appetite for Health”.