Por que dói tanto a separação?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

Ele se envergonha, sente-se frustrado e fraco – reforça Maia. Essa dificuldade em falar contribui para que o homem também não tenha disposição para ouvir. Por esse motivo, é comum que homens recém-separados se aproximem de amigas mulheres, sem conotação sexual, para buscar apoio.

No caso do divórcio judicial a média de prazo é de uma semana, do consensual a média é de seis meses, já o litigioso possui prazo médio de dois anos.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Como superar o término de um relacionamento

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

Depressão. Durante essa fase, a pessoa já começa a aceitar que o outro não irá mais retomar para a sua vida. Entretanto, acredita que não sairá do estado de tristeza após o término. É comum se sentir sem esperança e não acreditar em outro amor, pensar que sua vida não voltará mais a ser prazerosa.

São eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

  • Primeiro estágio: negação. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro Estágio: negociação/barganha. ...
  • Quarto Estágio: depressão. ...
  • Quinto Estágio: aceitação.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo. De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas.

O que muitas mulheres já sabiam, os cientistas comprovam. O divórcio pode causar síndrome do pânico, estresse pós traumático (os mesmos sintomas de militares que estão na guerra), insônia, emagrecimento excessivo e até câncer de mama.

Quando o seu ex reaparece em sua vida nem sempre é porque está arrependido ou tem boas intenções de fato. Às vezes ele está apenas entediado. Ou está se sentindo rejeitado e pode buscar algum tipo de compensação, por exemplo.

Superar o processo de ruptura geralmente é complicado, e faz com que algumas pessoas sofram bastante. Isso porque não se trata apenas de fazer a mala e procurar um novo espaço para viver. Se trata também de desapegar-se da outra pessoa e da rotina que havia ao lado dela, assim como de reaprender a viver consigo mesmo.

Para um relacionamento mais longo: ao menos 60 dias. Se o rompimento foi tumultuado: por volta de 90 dias. Para o término de uma relação tóxica: tempo indeterminado. Para tentar reatar o relacionamento: uma ou duas semanas.

A dor da separação é mais intensa quando ainda existem sentimentos pelo ex-parceiro. Alguns casamentos não acabam porque o amor chega ao fim, mas por questões de incompatibilidade de crenças e estilos de vida. Até mesmo quando ocorre uma traição ou quebra da confiança, as pessoas sofrem com o término do casamento.

Reatar o casamento mesmo após o divórcio não é impossível, e exige do casal profunda reflexão. A reconstrução de um casamento, ainda que trabalhosa, é possível de ser realizada, como nos explicou anteriormente a psicóloga Mara Lúcia Veríssimo. E isso, mesmo após a separação, a mudança de casa e até mesmo o divórcio.

Confira abaixo oito dicas para superar a situação, listadas pelo site YourTango:

  1. Planeje o futuro. Notícias relacionadas. ...
  2. Faça algo de bom para si mesma. ...
  3. Faça algo de bom para alguém. ...
  4. Coloque seus sentimentos no papel. ...
  5. Tenha em mente que seu ex vai seguir em frente. ...
  6. Olhe suas contas. ...
  7. Limpe o ambiente. ...
  8. Flerte.

A idealização de uma pessoa perdida está entre as muitas coisas que dificultam a separação. Isso ocorre porque as pessoas tendem a esquecer as coisas negativas que levaram à separação. Em outras palavras, elas parecem se lembrar apenas dos bons momentos que passaram juntos.

Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras. Estes sentimentos surgem pois, diante do rompimento, o indivíduo sofre um luto, reagindo à perda do objeto de amor.