Por que dói para romper o hímen?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Toda mulher vai sentir dor nessa situação? Não necessariamente. Muitas mulheres, por falta de informação e pelas conversas com amigas, já vão tensas para a primeira transa com penetração. Mas o hímen, inclusive, não tem terminações nervosas e, por isso, não teria motivo para o seu rompimento causar dor.

Depois que o hímen é rompido, restam alguns vestígios dele na mucosa da ppk, que se adaptam à nova estrutura vaginal. Você não irá notar mudança alguma e nem sentir nada. Uma vez rompido, o hímen não se regenera.

Curtir as preliminares, que são aquelas carícias antes da penetração, é um jeito de relaxar, de se sentir mais confiante e, até mesmo, de lubrificar bem a ppk para o momento da penetração.

Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal. “Dra., e como o sangue menstrual passa pelo hímen?”. A passagem de sangue acontece pois o hímen tem um ou mais buracos para deixar o fluxo passar naturalmente.

O sexo não pode ser algo doloroso, mesmo que na primeira vez. É um grande mito. Pode ser que se sinta um certo desconforto, mas não dor. Daí a importância de você estar bem preparada, conhecendo o seu corpo e sabendo que existe um hímen, que pode ser rompido, ou não, necessariamente.

Em casos muito específicos, o médico pode indicar algum outro tipo de tratamento, além da fisioterapia. Em casos bem raros, pode ser indicado procedimento cirúrgico. Mas, na grande maioria das vezes, a própria relação sexual, acontecendo mais vezes, consegue romper completamente o hímen.

Além do sangramento vaginal, que pode ou não acontecer, a primeira vez não deve provocar outros sintomas. Mas olha só: se você não estiver tão relaxada ou a fim de transar, a penetração pode deixar a ppk meio dolorida ou assada. Por isso, é importante estar com vontade e segura do que você quer.

Anular:este é o tipo de hímen mais comum. Ele tem formato de anel, como o próprio nome diz, e possui um furinho no meio, por onde passa o sangue de menstruação. Em geral, durante a primeira relação sexual com penetração, ele se expande e rompe.

O hímen pode ser rompido de várias maneiras. A atividade sexual (incluindo penetração, sexo oral, sexo com os dedos e a masturbação) pode romper o hímen, sim, mas a inserção de um absorvente interno ou mesmo exercícios também podem. Também é importante notar que você pode romper o hímen mesmo sem saber.

Muitas mulheres têm dúvidas se sentirão ou não dor durante a ruptura do hímen com a penetração. O hímen não possui terminações nervosas e por isso seu rompimento não causa dor. As dores que as mulheres sentem neste momento estão, na verdade, relacionadas à tensão e nervosismo presentes durante o ato sexual.

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações.

É praticamente impossível localizar o hímen, mesmo se você estiver usando um espelho e uma lanterna. Isso porque ele possui a mesma cor do interior da vagina, sendo assim, é como se o hímen estivesse “camuflado”.

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Evite relações sexuais
A presença do esperma, fluidos corporais ou lubrificante do preservativo alteram a composição da vagina, o que pode influenciar a coleta de material vaginal. Além disso, a relação em si promove a descamação da pele e pode alterar o corrimento ou até mesmo causar sangramento.

O hímen é uma membrana que recobre o introito vaginal. Com o início da atividade sexual, essa membrana se rompe e torna-se mais fina até ficar imperceptível. Depois da ruptura, o hímen não se reconstitui novamente. Ou seja, uma vez que perde a membrana, a mulher ficará sem essa membrana.

5. O que acontece depois que ele se rompe? Como é uma membrana, depois que ele se rompe, ficam as chamadas carúnculas himenais, que nada mais são do que vestígios dessa mucosa, permanecerão ali adaptadas à nova estrutura vaginal.

rósea

O hímen é uma membrana rósea, da mesma cor da pele da vagina, que envolve a entrada da mesma por dentro.