Por que dizem que durante o tratamento homeopático muitas vezes é observada uma piora inicial dos sintomas para depois melhorar?

Perguntado por: rgodinho4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Alguns pacientes apresentam, sim, uma exacerbação de seus sintomas (não da doença, portanto não podemos falar de piora da doença), pois acreditamos que o medicamento estimula a Energia Vital da pessoa, que passa a mostrar com mais exuberância o seu desequilíbrio inicial.

Diferente dos medicamentos alopáticos, o tratamento homeopático – desde que realizado corretamente – não causa efeitos colaterais no paciente. O que pode acontecer é uma potencialização dos sintomas, uma vez que a especialidade atua com o princípio dos semelhantes.

Reação paradoxal do organismo ao efeito primário (direto) do medicamento, produzindo efeito oposto e aumentado após a descontinuação ou suspensão do tratamento. Na homeopatia, corresponde ao efeito secundário (indireto) do organismo, utilizado como resposta curativa ao se aplicar o princípio da similitude terapêutica.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.

Fatores naturais, como calor e umidade, podem levar a uma perda da eficácia dos medicamentos, tanto homeopáticos quanto alopáticos. Esses equipamentos emitem ondas eletromagnéticas que podem alterar e diminuir a ação do medicamento homeopático.

A homeopatia utiliza-se tanto em casos agudos como crónicos, físicos, emocionais ou mentais, apenas mudam as diluições que se encontram em potenciais diferentes. A homeopatia auxilia o organismo a curar-se a si mesmo, não anular os sintomas.

Para a ciência, é placebo
Os pesquisadores ainda afirmaram que "a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crônicos, sérios ou que podem se tornar sérios. Pessoas que escolhem homeopatia podem colocar a saúde em risco se rejeitarem tratamentos para os quais há evidências de segurança e eficácia".

Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas.

Inicialmente a homeopatia começou incomodando as religiões, pois quando Hahnemann experimentou substâncias em humanos, observou o aparecimento de sintomas físicos e psíquicos, estes últimos eram tidos até então como instâncias da alma e portanto propriedade dos religiosos.

Cuidados com medicamentos homeopáticos
Tomar em torno de 15 minutos antes ou depois das refeições. Evitar o contato das mãos nos glóbulos, comprimidos, tabletes.

Evite o uso de bebidas alcoólicas, tabaco, café e gomas de mascar durante o tratamento homeopático. Não use medicamentos contendo Cânfora e Mentol, pois os mesmos inibem a ação dos homeopáticos.

O fenômeno é caracterizado por uma piora nos problemas da pele que o produto se propunha a tratar, como acne, oleosidade ou ressecamento. Um exemplo comum desse problema é o uso de produtos para acne.

O efeito rebote é um mecanismo de defesa natural da pele. Ele acontece quando utilizamos produtos que ressecam e desidratam a região, com o objetivo de remover toda a oleosidade local.

O tempo para a manifestação do efeito rebote após a descontinuação das drogas de meia-vida curta foi semelhante: em média, 10 dias para o AAS, 14 dias para os AINEs, 9 dias para o rofecoxibe, 7-14 dias para os ISRS, 7 dias para as estatinas e 7-14 dias para os IBPs.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina alternativa complementar para o tratamento de diversas patologias, a homeopatia tem encontrado cada vez mais adeptos.

Você Sabia? que todos os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e podem ser pactuados para oferta no SUS.

Doenças que evoluem rapidamente, como as crises de asma e a pneumonia, não deve ser tratadas somente com homeopatia. Doenças que causam lesões irreversíveis a órgãos também não respondem bem ao tratamento, entre elas cirrose e enfisema.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.