Por que devo fazer acompanhamento com nutricionista?

Perguntado por: lpimenta5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Precisa existir um equilíbrio da qualidade da alimentação e um acompanhamento de perto para verificar se o ganho de peso está sendo saudável. Para isso, vale sempre se consultar com um nutricionista para averiguar qual o melhor plano alimentar a ser seguido e se o percentual de gordura está dentro do programado.

Avaliação dos hábitos alimentares
Saber como o paciente se alimenta é de fundamental importância para um plano alimentar bem elaborado. Ele come pouco e mal ou pouco e bem? Por quê? Porque não tem tempo, porque não se sente bem (azia, mal-estar, fadiga), porque não gosta de quase nada?

O acompanhamento nutricional é realizado por profissional de nível superior, ou seja, por um (a) nutricionista. Consiste na aplicação aos pacientes, por meio de plano direcionado para uma alimentação adequada. Trata e previne enfermidades e doenças crônicas.

A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.

O nutricionista pode prescrever medicamentos? Sim. Entretanto, só pode prescrever Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) à base de vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas isolados ou associados entre si.

O tempo pode variar a depender do nutricionista. Mas uma consulta dura, em média, em torno de 45 minutos. É o necessário para o profissional compreender informações importantes sobre o paciente e conseguir acompanhá-lo com base nas dietas, por exemplo.

Para a avaliação nutricional é necessário que o usuário use roupas leves e que permitam a tomada de medidas (peso, circunferências, dobras cutâneas), podendo ser roupas para atividade física ou trajes de banho.

A importância do acompanhamento nutricional vai muito além da prescrição de dietas com foco na redução de calorias. Sabe-se hoje que o que comemos exerce um papel fundamental na forma como nosso organismo funciona, na proteção contra doenças e também na nossa aparência.

Faça uma alimentação variada consumindo alimentos diferentes para obter todos os nutrientes. Fracione suas refeições (5 a 6 vezes por dia) e sempre respeite os horários e as quantidades prescritas. Beba 1 a 2 litros de água por dia, mas não exceda o consumo de 200 ml durante as refeições principais.

Como se preparar para a consulta com a nutricionista:

  1. Vestimenta: Busque vir com roupas leves. ...
  2. Alimentação: Nas 12h anteriores a consulta: evite praticar exercício físico e não consuma bebidas alcoólicas, chás, refrigerantes e medicamentos diuréticos. ...
  3. Dica Bônus:

Art. 63. É vedado ao nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços ou nomes de empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição.

1. QUEM PODE REALIZAR O ENCAMINHAMENTO? - Médicos da atenção primária à saúde (unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, núcleos de saúde da família), médico da atenção especializada. 2.

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

Consulta de retorno deve ou não ser cobrada? Apesar de não haver legislação específica em relação ao assunto, o Conselho Regional de Nutrição (CRN) recomenda que não haja cobrança de consultas realizadas em decorrência dos procedimentos iniciais de avaliação, diagnóstico nutricional e prescrição da dieta.

O primeiro passo do nutricionista é a avaliação clínica
É feita uma entrevista completa (chamada de anamnese) a fim de investigar os hábitos alimentares do paciente. Logos depois, parte-se para a avaliação antropométrica, que serve para mensurar as medidas primárias de forma isolada (como peso, circunferência etc.)