Por que devemos tomar cuidado com uma tempestade?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

As chuvas e o aumento de temperatura acima da média elevam as chances do surgimento de raios, que podem atingir diretamente a rede elétrica ou suas proximidades. Com isso também surgem os ventos fortes, que podem causar a queda de postes, rompimento de cabos, queda de árvores e galhos sob os cabos de energia.

Se estiver dentro do veículo, orientamos que não saia e feche os vidros, não encoste em partes metálicas. Outra dica é que evite lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol. Caso não haja nenhum abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar e não deite no chão.

A velha máxima de nunca se abrigar embaixo ou próximo a uma árvore é a principal delas. Por se tratar de uma superfície alta, principalmente em uma área de descampado, os arbustos – assim como os postes de energia – são atraentes como pontos de descargas elétricas, que se espalham e atingem quem estiver perto delas.

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Abrigue-se em moradias ou prédios que (preferencialmente) possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis. Estes são os locais mais seguros para se estar durante uma tempestade.

Mantenha as portas e janelas fechadas para evitar corrente de ar forte; Mantenha as cortinas fechadas para evitar estilhaços, caso as janelas quebrem; Feche a válvula de gás; Não saia de casa mesmo que o ciclone se acalme por alguns instantes, nesse momento você pode estar sob o “olho” do ciclone.

Ela revela a nossa limitação e fragilidade, mas também pode nos ensinar lições preciosas. é nos violentos temporais que podemos alcançar as revelações mais profundas sobre o poder e o amor divinos. As tempestades não vêm para nos derrotar, e sim para nos fortalecer.

O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem. O vento parou e o mar ficou calmo. Jesus perguntou aos discípulos por que ficaram com medo e disse-lhes que deveriam ter mais fé. Os discípulos, admirados, ficaram pensando que tipo de homem era capaz de dar ordens ao vento e ao mar.

O grande perigo de nadar durante uma tempestade é que o corpo do banhista, que está para fora da água, acaba funcionando como um pára-raios atraindo a descarga elétrica”, explica. Ainda de acordo com o especialista, a medida mais segura durante uma tempestade é sair da água e se abrigar em um local seco e fechado.

Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada. Isso porque uma tempestade com ventos pode danificar a rede elétrica, sem contar que os raios podem fazer com que uma descarga elétrica maior seja conduzida até as casas. Assim, o celular pode sim queimar.

Aos primeiros sinais de tempestade, deve-se recolher a pipa. Ela funciona como para-raios e pode provocar choques, inclusive fatais.

Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Isso acontece porque a água é boa condutora de eletricidade, mas é o cloro o maior responsável por espalhar a corrente dentro da água por ser um excelente condutor elétrico.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

A radiação ionizante pode aumentar o risco de câncer.
...
Doença aguda por radiação

  • Síndrome hematopoiética: Afeta tecidos que produzem células sanguíneas.
  • Síndrome gastrointestinal: Afeta o trato digestivo.
  • Síndrome vascular cerebral: Afeta o cérebro e o sistema nervoso.

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.

As radiações penetrantes como os raios X e gama induzem danos em profundidades diferentes do organismo humano causando a morte de células. E isso é bom, quando utilizado como tratamento. É o caso das radioterapias de combate ao câncer.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

As chuvas intensas podem gerar enchentes, trazendo riscos para a saúde e integridade física das pessoas, e podendo danificar ou até inutilizar os bens materiais. Nesse momento, é importante se proteger e tentar minimizar os danos causados pelas inundações. Para isso, o seguro auto pode ser um bom aliado.

Sobreviventes já descreveram a sensação como sendo parecido com a de mil vespas te picando – de dentro para fora! Outra coisa que pode acontecer nessa fração mínima de tempo é que seus tímpanos estourem e você fique surdo.