Por que devemos sempre aplicar a iniciativa social nosso projeto de vida?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

1) Porque devemos sempre aplicar a iniciativa social em nossos projetos de vida ? A) Iniciativas sociais servem como forma de planejar e realizar ações que buscam transformar positivamente a realidade de uma instituição , de uma comunidade ou de um grupo de pessoas.

Uma iniciativa social é uma ação que age pela sociedade como um todo. Algo que beneficia exclusivamente a sociedade.

Porque a realização dos projetos de vida só é possível com a ajuda de outras pessoas e organizações. Nesse sentido, é razoável pensar que os projetos de vida podem causar transformações na realidade em que a pessoa vive.

O que é o Projeto de Vida? O Projeto de Vida é uma iniciativa cujo objetivo é criar uma ponte entre quem o aluno é e quem ele quer ser. Por meio desse planejamento, o aluno ganha uma melhor compreensão sobre os interesses profissionais, sociais e pessoais que compõem sua personalidade.

Projeto social - um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.

Resposta: – Aprenda a observar o seu ambiente de trabalho. Um profissional com iniciativa precisa estar sempre atento ao ambiente ao seu redor. ... – Esteja disposto a enfrentar novos desafios.

Esses programas visam o desenvolvimento pessoal por meio de 5 pilares: artes marciais e boxes, educação, acesso ao trabalho, suporte social e liderança juvenil; mostrando a esses jovens outras possibilidades de desenvolvimento e a retirada dessas pessoas dessa situação de vulnerabilidade.

Qualquer atividade realizada por um indivíduo ou grupo que beneficie a sociedade.

Ação ou responsabilidade social nada mais é do que fazer a sua parte dentro da sociedade. Essas atitudes podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, desde que visem colaborar com comunidades e pessoas menos favorecidas. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor.

O projeto de vida não deve ser parcial e tendencioso apenas para uma área da sua vida. Mesmo que sua vontade de ganhar muito dinheiro ou ter um casamento promissor seja um desejo latente, busque o equilíbrio em todos os setores, sejam eles: emocional, espiritual, financeiro, pessoal, social, familiar ou religioso.

Os projetos sociais visam criar oportunidades que não são acessíveis a todos. Essas iniciativas tentam aliviar a carência e a miséria de determinadas camadas da população.

Ter um projeto de vida é muito importante, pois ele ajuda as pessoas a identificarem quais são os seus reais interesses, suas verdadeiras paixões e seus potenciais. Assim, fica mais fácil estabelecer metas e traçar estratégias que possibilitem e facilitem o alcance dos próprios objetivos e a realização de sonhos.

Resposta verificada por especialistas. O principal objetivo do Projeto de Vida é traçar um plano estratégico para o desenvolvimento, tomando como base os resultados obtidos durantes as avaliações e testes de personalidade.

Pensar e planejar diferentes projetos de vida podem funcionar como um norte na escolha cotidiana, assim como aumentar a motivação individual e consequentemente proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida.

Podemos definir iniciativas sociais como uma ação ou projeto que age pelo bem da sociedade como um todo. Ou seja, são aqueles projetos ou ações que agem não para interesse próprio ou para o lucro de quem as estão executando, mas com a finalidade exclusiva de beneficiar uma ou várias pessoas.

Trabalhar o projeto de vida na escola é ajudar a criança e o jovem a desenvolver seu autoconhecimento e planos para o futuro. Assim a escola cumpre um de seus papéis na formação de pessoas, colocando ainda o jovem como protagonista de sua própria jornada.

Exemplos de projetos sociais para voluntariar
Alguns exemplos são ONGs, projetos de permacultura, reflorestamento, hortas comunitárias, ensino em escolas comunitárias (indígenas, quilombolas, comunidades periféricas) e atividades culturais (ensino de artes, difusão da cultura livresca etc.).

A justificativa social na pesquisa científica
Deve ficar muito clara qual é a contribuição social desta pesquisa para a sociedade, de modo que o estudo precisa partir de um problema de pesquisa que reflita algo urgente e essencial à sociedade nesse momento histórico específico.

A pessoa que têm iniciativa em geral fazem as coisas acontecerem, criam soluções para os problemas, são capazes de se anteciparem aos fatos, a pessoa com iniciativa é no fundo uma grande reivindicadora. Já as crianças são grandes reivindicadoras porque sabem que existe um potencial de conseguir o que se deseja.

Elas atuam ampliando as perspectivas da sociedade que a rodeia, ajudam a gerar renda e a fazer a renda local girar, além de devolverem para a comunidade.

É o efeito que seu projeto causa às pessoas e ao ambiente onde as atividades acontecem. Impacto social “positivo” ocorre quando várias atividades resultam em uma melhora no bem-estar, acesso aos direitos humanos e outros benefícios para todas as pessoas que são, direta ou indiretamente, afetadas pelo projeto.