Por que devemos rezar pelas almas do purgatório?

Perguntado por: emonteiro5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em primeiro lugar porque são práticas de devoção e caridade. Interceder pelas almas do purgatório faz parte das Obras de Misericórdia, conforme define o Catecismo da Igreja Católica (2447): As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais.

Deus quer que a nossa saudade dos falecidos se torne caridade na oração. Por isso, é uma prática muito bonita rezarmos pelos mortos e permitir que eles rezem por nós, estão junto de Deus também intercedendo por nós. É importante, sim, lembrarmos das almas do purgatório em nossas orações.

Rezar o Rosário: Para obter a indulgência plenária, o Rosário deverá ser rezado na igreja, no oratório, na família, na comunidade religiosa ou numa associação de fiéis. 3. Adoração Eucarística: Esta adoração deve ser realizada por pelo menos meia hora.

Sopas, chás, mingaus e outros que tais. Mais que alimentos, essas delicadas delícias são um verdadeiro banquete para a alma nos momentos de tristeza, saudade ou até mesmo de dor de cotovelo.

Oração das almas benditas para pedir uma graça
“Oh! Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus, atendei o meu pedido. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido.

Esta oração é muito forte e poderosa para trazer a pessoa amada definitivamente ao seu lado.

Santa Gertrudes (1256-1302) é mais conhecida pela sua oração pelas almas do Purgatório, que rezamos este mês, perto da sua festa (16 de novembro), pelos nossos queridos defuntos.

Assim ensina o Catecismo da Igreja Católica: Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, afim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu.

Precisamos ganhar almas para o Reino de Deus (Lc 10,1-12)

O sofrimento do purgatório não é, pois, uma pena arbitrária que corresponde ao mal que fizemos, um castigo ou uma necessidade jurídica que Deus tem de não deixar nenhum ato mau passar impune.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

Assim, o pai, a mãe, e qualquer cristão, agem como cristãos em vista do outro, mas alcançando também a própria salvação, pois, como dizia Santo Agostinho, “Quem salva uma alma, garante a sua”.

1 Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou anecessitado e aflito. 2 Guarda a minha aalma, pois sou bsanto; ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. 3 Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. 4 Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.

nós Vos pedimos por todos os falecidos que chamastes deste mundo. Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz. Que nossos entes queridos, tendo passado pela morte, participem do convívio de Vossos santos na luz eterna.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Muitas pessoas entre nós, têm um costume que às vezes toma um cunho supersticioso: o de acender velas em portas de Cemitérios e em cruzes da estrada, ou pelos campos, pelas almas do Purgatório. Não poderia ser reprovado se não tivesse às vezes um cunho muito supersticioso.

E esse período de luto, é comumente concluído, na tradição católica, com a missa de 7º dia. Mas tenhamos presente que o sete é uma medida temporal, vale para nós, enquanto Igreja Peregrina, enquanto seres medidos pelo tempo.

Fazemos a Oração diária pelas almas para suplicar a Deus que, através da intercessão de Seu Filho, Jesus Cristo, liberte as almas que se encontram no Purgatório. Através dela clamamos que Nosso Senhor tenha piedade dessas almas sofredoras, principalmente daquelas de nossos conhecidos e familiares que se foram.

SANTA BIBIANA

SANTA BIBIANA: PROTETORA CONTRA AS DOENÇAS DA CABEÇA E DA MENTE.