Por que devemos rezar o terço?

Perguntado por: bourique3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Rezar o terço é considerado um encontro, respeito ao pedido de Maria e conexão com a Mãe de Jesus. Em todos os lugares do mundo, homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas de diversas idades e origens cultivam a oração do terço e fazem dela um momento sagrado e compromisso.

Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço. E para quê? Para nos pormos em contato com Deus, agradecer os Seus benefícios e pedir-Lhe as graças de que temos necessidade.

Outro momento, que pode aproveitar para rezar o terço é antes de dormir. Concentre o seu pensamento na Mãe de Deus, deixe que Ela seja o último pensamento do dia.

às 15 horas

Dica: conforme a tradição, recomenda-se rezar o Terço da Misericórdia preferencialmente às 15 horas, a chamada Hora da Misericórdia, recordando e meditando a Paixão de Jesus Cristo.

Alan de Rupe

O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.

A oração do Terço é uma forma de aprofundar o relacionamento filial com Nossa Senhora, como explica a aposenta, Alayde Lima. “Minha relação com o terço é de mãe para filha, ou seja, sempre rezamos o terço em nossa casa desde crianças, em família.

Mas como tudo começou? A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual no ano de 1214, como um milagre. A Virgem Maria apareceu a São Domingos e o entregou como uma arma poderosa para a conversão das pessoas daquele tempo.

Não há nada de errado em usar um Terço como colar, tal como seria uma medalha religiosa ou escapulário; de fato, este é um costume comum em muitas culturas.

Devemos rezar o Terço todos os dias, conforme insistiu Nossa Senhora em sua aparição em Fátima. O Rosário, depois da Santa Missa é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus.

Você pode rezar um terço por dia, muito bem rezado, que a cada dia você vai mergulhar neste mistério que é mergulhado, celebrado e vivido na oração do santo rosário! O que vale não é a quantidade de 'Aves Marias' rezadas, o que vale é o coração mergulhado nos mistérios da nossa fé.

Segundo o sacerdote, o sono está relacionado ao sentimento de paz que a oração proporciona. “A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma. Acalma porque nos mostra a presença confortadora de Deus, que nos acolhe em nossas necessidades. Talvez seja por isso que o sono vem”, explica o padre.

Além de uma resposta à Boa Mãe, rezar o terço assim também é uma maneira de lidarmos com os desafios de nossos tempos e um caminho de santidade para alcançarmos a misericórdia de Deus.

Um terço representa um objeto importante para o Catolicismo, uma vez que permitem que a pessoa reze conforme sua fé. Quando este objeto se quebra, algumas pessoas consideram que algo ruim está por vir, em virtude da importância do objeto associado a algo positivo e de valor.

A finalidade da Liturgia das Horas é a santificação do dia por meio de diversos momentos de oração ao longo de 24 horas. O Ofício Divino é composto por sete Horas Canônicas: Ofício de leituras ou Vigílias, Laudes, Terça, Sexta, Noa, Véspera e Completas.

“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.

Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescenta, ao rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus.

Origem do nome “rosário
Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o terço.

Na Idade Média (séculos X a XII), os fiéis costumavam rezar vários “Pais-Nossos” ou várias “Ave-Marias” consecutivos, quando não conseguiam recitar os 150 Salmos. Essa prática foi-se codificando e regulamentando aos poucos, chegando a sua forma atual no século XVI sob o Papa São Pio V (1566-1572), dominicano.

Quando rezamos o terço em família, declaramos nosso amor grandioso por Nossa Senhora. Cada Ave Maria que recitamos, nos faz clamar ao céus pela nossa família. Reunir a família para rezar é marcar uma audiência com a Família Celeste, ou seja, é sua família com Jesus, Maria e José.

Conheça a história da oração Maria Passa na Frente
O padre narra, então, que de acordo com o relato, ele seguiu o conselho do pároco da Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, que lhe disse: “Chegando ao aeroporto, reze assim: 'Maria, passa na frente! '. E Ela cuidará de todo o material que você carrega para Jesus.