Por que devemos renunciar para seguir Jesus?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Precisamos ter disposição para seguir o Senhor; e para ter disposição para segui-Lo é necessário renunciar a si mesmo. A palavra “renúncia” já diz muita coisa. E renunciar é isto mesmo: é deixar algo para abraçar outra coisa, não dá para abraçar as duas coisas ao mesmo tempo.

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24) Jesus está em plena vida pública, anunciando abertamente que o Reino de Deus está próximo, e se prepara para ir a Jerusalém.

Jesus é importante para nós porque, por meio de Sua Expiação, Seus ensinamentos, Sua esperança, Sua paz e Seu exemplo, Ele nos ajuda a mudar nossa vida, enfrentar nossas provações e seguir avante com fé em nossa jornada de volta à presença Dele e de Seu Pai.

Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma atitude. Normalmente esta ação está relacionada ao fato de renunciar a alguma coisa, se abdicar de um objeto ou de algo muito importante.

Mateus 4,18-22 relata como André ouviu a Palavra de Deus: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Assim como os outros apóstolos, André deixou imediatamente as redes e seguiu Jesus. Foi essa resposta rápida que permitiu que os apóstolos difundissem a Palavra, a boa notícia da salvação.

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Lucas 14:33 ARA
Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Tomar a sua cruz significa aceitar irremediavelmente a aflição, a dor, a vergonha e a perseguição por amor a Cristo e ao seu Evangelho. “Toma sua cruz e siga-me” significa assumir que sua vida será governada por ele. No lado oposto temos o mundo.

Ao jovem rico que perguntou o que deveria fazer para ter vida eterna, Jesus respondeu: “Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres (…) e vem, e segue-me” (Mateus 19:21). E, a cada um de nós, diz: “Se alguém me serve, siga-me” (João 12:26).

A regra é clara: segue-o e renuncia a si mesmo quem tem coragem, obedece-o quem tem juízo. Renunciar a si mesmo é querer, de coração, deixar de fazer, ser, crer, o que queremos para nós, para nossa vida…e por amor a Deus, fazer o que Ele nos pede.

1. Renunciar o poder soberano. 2. Desistir de; renunciar a.

É Jesus quem chama; é Ele quem escolhe e vem ao encontro de cada um dos Seus discípulos e diz: “Vinde após mim. Deixai vossas redes e eu farei de vós pescadores de homens”. É preciso segui-Lo, seguir Seu caminhar e ir em direção dos seus passos.

O evangelho de hoje, de Lucas 9,57-62, fala das condições necessárias para seguir Jesus. Quem escolhe se tornar seguidor de alguém ou mesmo é convidado a fazê-lo precisa cumprir com algumas prerrogativas e ter algumas garantias e seguranças que dizem respeito ao presente e ao futuro.

Então pela primeira vez, os discípulos de Jesus são chamados de “cristãos”, ou seja, são seguidores de Cristo, levam em si a marca de Cristo Jesus. Ser cristão não é apenas um título; ser cristão é uma realidade, é a missão maior que todos nós recebemos, a qual o batismo nos conferiu!

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou o pedido de desistência feito pela parte autora do processo.

Resposta. Abdicar é abandonar ao poder soberano, é desistir em favor de outrem, é renunciar. Exemplos: Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil em favor do seu filho Dom Pedro II.

Os verdadeiros discípulos de Jesus deixam as pessoas fascinadas pelo seu exemplo de vida e pela paz que vem de dentro do próprio coração. Também hoje, são muitos os chamados, mas são poucos aqueles que têm a coragem de responder com generosidade e solicitude.

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente.

Receberão cem vezes mais, agora, lhes assegurou Jesus, e, no futuro, a vida eterna. Cem vezes mais, com perseguições, isto é, no meio de dificuldades e provações. Quando a gente escolhe uma coisa, renuncia a outras.

ler mais a Bíblia; orar; ser obediente; amar uns aos outros como a nós mesmos.