Por que devemos nos maquiar?

Perguntado por: umello . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Segundo ela, no campo da saúde mental, estudos comprovam que o uso moderado da maquiagem traz diversos benefícios para o cérebro e comportamento humano. "Por representar uma forma de expressão, trabalha a autoimagem, o autoconhecimento, a vaidade e estimula e interação social", afirma.

A maquiagem não existe por acaso, é para nos embelezar mesmo, para criar uma imagem para nós, sem ela a nossa imagem reflete cansaço, palidez, envelhecimento, desleixo, pele maltratada e semblante pesado, já maquiada nossa imagem reflete confiança, saúde, jovialidade, leveza e beleza.

A maquiagem é uma arte ancestral, encontrada até mesmo entre os homens primitivos, os quais já usavam essências na epiderme, junto com outros enfeites e acessórios. Normalmente esta técnica é aplicada nas pessoas com o objetivo de embelezá-las, mas em várias culturas ela tem finalidades cerimoniais e religiosas.

A maquiagem obstrui os poros e impede que a pele “respire”, ou seja, a maquiagem forma um verdadeiro tampão, irritando os poros e favorecendo o aparecimento de comedões (cravos) e acnes (espinhas). Tudo o que provoca a agressão da pele estimula ainda mais a oleosidade.

1 – Uma boa base
Esse é um dos itens mais importantes da maquiagem. A base uniformiza a pele e a deixa preparada para que os outros produtos sejam aplicados.

O profissional Maquiador confere à face de suas clientes beleza e sensualidade, além de uma aparência mais jovem e salutar, com a ajuda de produtos que têm como função tornar mais bela a imagem da pessoa, para que ela se destaque em festas, produções de arte, e outros tantos acontecimentos.

A maquiagem pode ajudar a melhorar a autoestima das mulheres, pois permite realçar os traços que mais gostamos e disfarçar os que menos nos agradam. Além disso, a maquiagem pode ser um momento de cuidado pessoal, de autocuidado e de amor próprio, onde a mulher se dedica a si mesma e se sente mais bonita e valorizada.

A história da maquiagem é antiga, sendo que os primeiros registros de sua aparição datam dos tempos egípcios, seja como meio de expressão artística, definição de status e classe social ou como uma ferramenta para aumentar a autoestima, cada lugar, em diferentes situações, encontrou a sua maneira e objetivo ao utilizar ...

"Usar maquiagem durante o dia não vai prejudicar a pele, o que prejudica é não removê-la à noite", explica a médica.

Normalmente, a ordem seria: primer – sombra – lápis – delineador – curvex – máscara. Mas, algumas meninas curtem utilizar o curvex antes de começar toda a maquiagem para não correr o risco de borrar.

Quais os tipos de Maquiagem Profissional?

  • maquiagem natural;
  • maquiagem para festas e eventos;
  • maquiagem para noivas;
  • maquiagem para ensaios fotográficos;
  • maquiagem artística;
  • maquiagem para pele negra;
  • maquiagem para pele madura;
  • maquiagem de correção de falhas.

Há um tipo de maquiagem mais apropriado para cada ocasião. Fique atenta para não errar!

  • Maquiagem natural. ...
  • Maquiagem para trabalho. ...
  • Maquiagem monocromática. ...
  • Maquiagem colorida. ...
  • Maquiagem para festas. ...
  • Maquiagem “olho tudo e boca nada”

1. O maior benefício de não usar maquiagem diariamente é que a pele pode respirar em vez de ficar em contato permanente com as substâncias químicas de alguns cosméticos. Estas substâncias saturam os poros, obstruindo e causando o aparecimento de impurezas na pele, além de trazer algumas reações alérgicas.

Entre os perigos, estão as dermatites, as alergias e o aparecimento de espinhas, pois um produto vencido causa ainda mais desequilíbrio para a pele do rosto. Produtos como delineadores, lápis de olho e máscara para cílios, quando vencidos, além da irritação das mucosas dos olhos, podem causar conjuntivite.

Além de preparar a pele, que é a principal finalidade do produto, ela possui outras funções: Uniformiza o tom do rosto. Suaviza pequenas imperfeições. Deixa a cútis mais vibrante e aveludada.

O maquiador profissional se responsabiliza por todos os detalhes relacionados a composição da maquiagem, o que envolve aplicar de primer e base para homogeneizar o aspecto da pele, utilizar pós e corretivos para disfarçar falhas e toda a preparação da pele para a maquiagem.

O Maquiador é o profissional responsável por preparar o rosto das pessoas por meio da aplicação de produtos de beleza, seja para eventos artísticos, teatrais ou ocasiões festivas.

A maquiadora é uma profissional da área da estética, responsável por cuidar da aparência do rosto de seus clientes, dando-lhes um efeito muitas vezes rejuvenescedor ou corrigindo imperfeições como rugas e espinhas, por exemplo.