Por que devemos evitar a obediência tardia?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Porque a obediência tardia não gera frutos para toda a coletividade de pessoas e traz malefícios para os infratores. Na realidade, a obediência tardia é baseada no mau exemplo com relação às regras da sociedade.

Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos sem restrições. O Senhor disse: “Eu, o Senhor (…) deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim” (D&C 76:5). A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial.

Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir retamente apesar de nosso conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17 ).

A desobediência terá um preço, que pode custar à própria vida e ir mais além, destruindo histórias de pessoas inocentes. Rebeldia, transgressão, violação, infração, indisciplina, revolta...

O princípio bíblico de que obedecer é melhor do que sacrificar, nos ensina que há um jeito certo de servir a Deus. Algumas pessoas pensam que podem obter o favor e a aprovação de Deus à sua própria maneira, através das decisões e obras de suas próprias vontades.

A desobediência é pecado contra Deus. O castigo da desobediência é a morte e a separação de Deus. A desobediência também traz muitos problemas na vida, porque os mandamentos de Deus são para nos proteger. Deus quer nossa obediência.

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

O homem desobedeceu a Deus infringindo seus mandamentos (Gn 2.16,17). A quebra desse preceito divino deu à luz o pecado e, consequentemente, os detrimentos (Gn 3. 9-24).

Jesus ordenou que a Sua Igreja guardasse os Seus ensinos e também reproduzisse esta visão de obediência nas próximas gerações de discípulos. Ele esperava que cada um dos discípulos (que seriam feitos nas nações) entendesse que a responsabilidade de cada um deles seria guardar (obedecer, praticar) o que Ele ensinou.

Tudo neste mundo ouve e obedece a voz do Altíssimo.

Para atingir o fenômeno desobedecer é preciso entender que o fator desobedecer significa contrariar a autoridade, ou seja, rebelar-se contra o comando imposto pelo meio. Domínio é uma influência qualquer aceita no meio que exige respeito e confiança.

A história da desobediência de Sansão diante das ordens divinas que lhe custou a vida.

1 Ação de desobedecer. 2 Falta intencional de obediência; inobediência, insubordinação. 3 Não observância, transgressão de uma ordem.

“Quando o pai e a mãe de uma família [são selados], seus filhos que não transgredirem estarão seguros pelo selamento com o qual os pais foram selados. Esse é o juramento que Deus fez a nosso Pai Abraão, e essa doutrina perdurará para sempre.” Esse esclarecimento é mais coerente com a doutrina.

A Bíblia diz em Mateus 5:19: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” A obediência é um dos resultados de amar a Deus.

A desobediência civil deve fazer parte do cidadão como ferramenta para o exercício da cidadania. Nessa hipótese, a desobediência civil configura-se forma de pressão legítima de protesto, de rebeldia contra as leis, atos ou decisões que ponham em risco os direitos fundamentais.

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

51:16–17.

Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém. Esta expressão é utilizada para qualificar a condição de quem está disposto a obedecer.