Por que devemos dar o dízimo na igreja?

Perguntado por: onovaes4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Deus demonstra Seu amor por nós dando-nos tudo o que temos. Em troca, Ele pede que apoiemos Sua obra e que demonstremos nosso amor pelas pessoas. O dízimo ajuda a proclamar o evangelho e edificar o reino de Deus na Terra.

Obedecer à Lei do Dízimo
Nos tempos antigos, Abraão e Jacó obedeceram ao mandamento de pagar um décimo de suas rendas (ver Hebreus 7:1–10; Gênesis 14:19–20; 28:20–22).

Nota para o professor
Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

A oferta sim, ela se dá no momento do ofertório, quando o pão e o vinho são oferecidos pelo sacerdote no altar. Mas o dízimo fica a critério da paróquia. Algumas promovem a entrega dos envelopes dos dizimistas em uma Missa mensal, porém não é comum isso acontecer.

O dízimo é um mandamento de Deus
A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28).

Os israelitas foram ensinados a adorar a Deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia. Abraão já tinha esse costume (Gênesis 14:18-20), que perdurou no Novo Testamento (Mateus 23:23; Hebreus 7:2). Além dos dízimos, as ofertas também são mencionadas (Êxodo 36:3; Deuteronômio 16:17, 1 Coríntios 16:2).

Claro, isso só é verdade se você não tiver condições de morar ali. Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida.

A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).

O que a Bíblia diz sobre quem deve e não paga. é escravo de quem empresta.

A palavra “dízimo” vem da palavra hebraica “malaser” e da palavra grega “dekate”, e traduzido significa “um décimo”. Todos nós sabemos que “um décimo” é 10%. Portanto, sabemos que a quantia do dízimo deve ser 10% porque este é o significado da palavra.

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.

Em primeiro lugar, quando pagamos o dízimo à Igreja, o Pai Celestial derrama bênçãos sobre nós. Qualquer pessoa que tiver pagado fielmente o dízimo sabe que isso é verdade. As bênçãos às vezes são espirituais e às vezes, materiais. São concedidas no tempo do Senhor e de acordo com o que Ele sabe ser melhor para nós.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque pagais o adízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos! que coais o mosquito e engolis o acamelo.

De acordo com Neemias as PRIMÍCIAS deverão ser trazidas para CASA DO SENHOR.