Por que devemos consumir os alimentos dentro do prazo de validade?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Segundo a técnica de laboratório do IFSC, os alimentos vencidos estão mais propensos à ação de fungos e bactérias, que podem se desenvolver sem ocasionar alterações perceptíveis, além de substâncias dos próprios alimentos que começam a se modificar, causando intoxicações e infecções.

Além de intoxicação alimentar (que, em alguns casos, pode ser muito séria), os insumos que estejam vencidos podem causar infecções e doenças bacterianas, como o temido botulismo. A gravidade do que pode acontecer ao comer um alimento estragado varia de uma pessoa para outra, pois depende da imunidade de cada organismo.

Qual a Importância do Prazo de Validade? O prazo de validade, como você já sabe, indica o período seguro para o consumo de um alimento perecível. Dessa forma, é possível diminuir significativamente os riscos de contaminação para a saúde humana por conta do consumo de alimentos deteriorados.

A data de validade indica até quando o alimento está seguro para consumo. Não é aconselhável o consumo após a data prevista, independente do odor, aparência ou textura.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

Há alimentos dispensados da apresentação do prazo de validade. É o caso das frutas e dos hortícolas frescos, que não tenham sido descascados, cortados ou objeto de outros tratamentos similares.

Ao conservar a comida de maneira correta, impedimos a proliferação de bactérias e enzimas. Além disso, a conversação correta evita o desperdício, tanto em locais onde há excedente de comida por habitantes quanto onde há mais pessoas do que alimentos.

Para que o descarte seja feito, é recomendado que você procure a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária do seu município, pois esses órgãos têm competência para dar a assistência necessária e prestar informações sobre o que fazer para descartar um produto vencido adequadamente.

A lei 4.823/2019 fixa que o consumidor que constatar validade expirada na compra de produto adquirido em estabelecimentos comerciais tem direito à substituição do produto, de forma gratuita, por outro idêntico ou similar à sua escolha, em igual quantidade, no prazo de 30 dias após sua aquisição, mediante apresentação ...

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.

Ao realizar um controle de lote e validade, você sabe exatamente a quantidade de itens em estoque, bem como se estão perto de vencer ou não. De posse destas informações, você pode criar ações e promoções específicas para que eles sejam comercializados antes de vencerem, evitando perdas e prejuízos.

Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.

Alguns alimentos precisam ser armazenados na geladeira ou no congelador para não estragarem, como é o caso dos derivados de leite e das carnes. Por exemplo, o iogurte estraga quando não está em um ambiente refrigerado.

De fato, ao encontrar um produto vencido no supermercado, você tem deve receber gratuitamente outro produto, porém dentro do prazo de validade. Caso o supermercado não possua o mesmo produto, deverá fornecer um similar e de igual valor.

Normalmente, a cerveja ainda está apta para o consumo e com as características sensoriais preservadas até 4 meses após o envase. Depois desse período, ainda continua sendo seguro consumir, mas sua qualidade sensorial pode começar a decair.

Não coma queijo vencido
Queijo fora do prazo de validade não deve ser consumido, mesmo que pareça estar bom.

Também conhecida como data de “consumir até”, é o prazo depois do qual a qualidade do produto expira. Os produtos nunca devem ser vendidos depois dessa data, já que sua ingestão ou consumo podem significar risco.

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante.

Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.

mel

Você sabia? O único alimento que não apodrece é o mel. alimento da natureza que não estraga.

4. Arroz. O arroz do tipo branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati, pode ser guardado e consumido por tempo indeterminado, segundo informação fornecida pela nutricionista Letícia.