Por que devemos colocar nossa confiança em Deus?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A confiança em Deus é algo de suma importância para superar momentos difíceis. É ela que nos dá forças para fazer brotar a persistência e criatividade necessárias para seguirmos em frente. É nela que germina a nossa certeza de que os planos divinos nos reservam um amanhã melhor.

Pôr a confiança em Deus significa acreditar na sua Palavra. Significa colocar nossas vidas em suas mãos, na segurança que, se seguirmos sua vontade, Ele tem o melhor para nós.

A confiança em Deus não deve ser condicionada às circunstâncias, nem nas experiências ou emoções momentâneas. Mas deve ser baseada na Palavra de Deus e firmada através da fé em Jesus Cristo. Deus é bom e fiel, e nunca desampara nem abandona aqueles que confiam nele! Confie no Senhor!

amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:39); fazer tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31); ir e pregar o evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15); ter bom ânimo durante aflições (João 16:33).

A confiança está geralmente associada a fé. É o aspecto que ajuda a pessoa a continuar em seu caminho e acreditar que algo será realizado como imagina e deseja.

Ao acreditar no potencial do seu time ou do seu par, naturalmente gera-se um ambiente de confiança. Além disso, quando uma pessoa sente que aqueles ao seu redor acreditam no seu potencial, consequentemente ela se sente mais confiante e preparada para atingir os seus objetivos.

Isaías 12:2. Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!.

Talvez o maior traço de singularidade da Bíblia seja o fato de que sua fonte última é encontrada no próprio Deus.

5 Entrega o teu acaminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6 E ele afará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo, como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e aespera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Ter confiança em si mesmo é a chave para liderar, encarar os desafios diários, coordenar reuniões e etc. Assim como aquele ditado “Gentileza gera gentileza.” Confiança também gera confiança, um líder confiante passa confiança para os seus colaboradores, colegas, familiares e entre muitos outros.

Os três tipos de confiança
Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

A confiança é o sentimento de segurança ou a firme convicção (a fé) que alguém tem relativamente a outra pessoa ou a algo. Também se trata da presunção de si próprio e de uma característica que permite levar a cabo coisas ou situações por norma difíceis.

O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO; DE QUEM TEREI MEDO? (Salmo 27.1) Este Salmo, escrito pelo rei Davi, descreve como uma pessoa em meio a crises e perseguições, conseguia sempre encontrar em Deus o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua esperança e a sua segurança.

Permanecer fiel. Assim como Jó, precisamos confiar em nosso Pai Celestial e em Jesus Cristo e permanecer fiéis em todas as circunstâncias. Quanto mais reais Eles são em nossa vida, mais confiamos Neles. Quanto mais confiamos, mais nos concentramos no plano de salvação e exaltação estabelecido pelo Pai Celestial.

Escrito pra ajudar tanto cristãos já de longa data como não cristãos, este livro explora os argumentos históricos e teológicos que têm ajudado milhões de pessoas ao longo dos séculos a confiar na Bíblia como sendo a própria palavra de Deus.

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

Entregar o seu caminho a Deus, é colocar a vontade dele a frente dos nossos próprios planos. É dar prioridade, permissão ao querer do Senhor. Podemos tomar as nossas escolhas, mas quando convidamos para que Deus nos ajude, isso significa o "entregarmos o nosso caminho a Ele".