Por que devemos amar o próximo?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Na verdade, esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas. Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando.

Então, devemos amar o próximo como Jesus nos amou. Por isso, amar o próximo é amar como Ele nos ama.

Demonstrar estima, apreço; gostar muito: ama estudar. [Figurado] Ter uma boa relação com; gostar: os cães amam carinho. verbo transitivo direto e pronominal Expressar amor por: amava a esposa; nunca se amaram.

Quando cuidamos do outro, Deus cuida de todos nós (Lc 6,6-11) As atitudes humanas, muitas vezes, são verdadeiros contrastes à atitude divina, à atitude de Deus no meio de nós.

Amar nos permite processar melhor as emoções
Quando há um amor saudável, o cérebro melhora sua atividade no campo da empatia e assim diminui o egocentrismo, e beneficia também ao processamento das emoções, pois há um aumento de massa cinzenta na região cerebral pertinente aos sentimentos.

Os 7 tipos de amor: qual é o seu?

  • Amor Apaixonado. Publicidade. ...
  • Amor Romântico. Um amor de cinema, mas com um final triste. ...
  • Amor Amigo. Um amor muito bonito e interessante, mas insuficiente. ...
  • Amor Companheiro. Não é perfeito, mas depois de anos de relacionamento, é quase o mais esperançoso. ...
  • Amor Vazio. ...
  • Amor Carnal. ...
  • Amor Pleno.

Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto; não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras ríspidas e grotescas; manter atitudes de delicadeza; usas as palavras mágicas – por favor, com licença, obrigada; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas do outro; ouvir ...

É preciso prová-lo através de atitudes do dia a dia, como respeitar o outro, tratá-lo com carinho, enfim, fazer coisas que o deixem feliz e, consequentemente, te alegrem ao vê-lo satisfeito. Afinal de contas, amar é entrar em um círculo virtuoso de carinho e dedicação.

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna.

Como aprender a amar?

  1. Seja original. Vivemos na falsa ilusão de nos sentirmos originais em um mundo completamente homogêneo. ...
  2. Encontre alguém que dê tudo e faça o mesmo. Amar é dar. ...
  3. Desejar conhecer o outro. ...
  4. Distinguir o tipo de amor que estamos dispostos a dar e a receber. ...
  5. Aceite os desafios e conflitos de um casal.

Atitudes de cuidado e atenção ao outro, são atitudes de amor e por si, fazem a vida ser mais saudável e nos torna mais humanos, ajudando a ambos viver melhor. Sejamos mais sensíveis ao cuidado, mais solidários, mais prestativos…

Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus. (…) E se eu, a quem chamais vosso rei, trabalho para vos servir, não deveis vós trabalhar para vos servirdes uns aos outros?” (Mosias 2:17–18).

Servir o Próximo é Carregar os Fardos Uns dos Outros. Sempre achei interessante a forma como nós, santos dos últimos dias, fazemos para ajudar a levar a salvação ao mundo. No centro disso encontramos o serviço ao próximo como um apanágio.

Amor é uma decisão que vai resultar em uma ação. Não se mova pela inconstância dos sentimentos, e nem tome uma decisão de se casar diante do medo e da carência. Saiba que o casamento só será cheio de alegria e de amor com a pessoa certa, porque, mesmo casando com quem se ama, muitos momentos difíceis existirão.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

A TEORIA DOS TRÊS AMORES; A THREAD existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.

A verdadeira origem do amor é o coração, não esse órgão físico, pulsante, mas o centro dos sentimentos humanos. E esse sentimento precisa ser cultivado dia a dia, cuidado, alimentado e praticado. Muitos esperam que ele venha de fora, mas esquecem de, antes, produzi-lo internamente.