Por que Deus não perdoa a Saul?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

"Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

1Samuel 15:10-29 NTLH. O SENHOR Deus falou com Samuel: — Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens.

As histórias de Saul e Davi revelam que ambos foram escolhidos para serem reis em Israel, sendo que Saul não obedeceu a voz do Senhor e não confirmou o seu reino, e Davi, por obedecer a voz de Deus, confirmou o seu reino, de modo que, na casa de Davi foi estabelecido um reino perpétuo.

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

Saul se apegou ao reinado que não era mais dele e se afastou do Senhor. Contrário ao que muitos dizem por aí, obstinação não é uma qualidade. Quando o profeta Samuel passou o recado de Deus para Saul, que Ele o havia rejeitado como rei, foi justamente por esse terrível defeito chamado obstinação.

Mas Saul desobedeceu Deus em algumas situações. Em uma vez, Saul não esperou o profeta Samuel para oferecer os holocaustos. Saul ofereceu diretamente ao Senhor. Com essa desobediência, o seu reino que teria sido confirmado para sempre, passou a ter um tempo limitado.

10 Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: 11 aArrependo-me de haver posto Saul como rei; porquanto deixou de seguir-me, e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.

Saul: o rei rejeitado
Terceira vez: “Até quando você [Samuel] terá pena de Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel?…” (1Sm 16.1). Nesse último versículo vê-se que nem mesmo o sentimento de compaixão do profeta Samuel pode impedir a rejeição do reino de Saul por parte de Deus.

Através de Samuel, Deus ordena que Saul inicie uma guerra contra Amaleque para castigá-lo por se opor no caminho de Israel, quando a nação saia do Egito. "Não poupe ninguém, você vai precisar matar os homens, as mulheres, os meninos, as crianças de peito, assim como os bois, as ovelhas, os camelos e jumentos.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Porém Jeroboão que liderou a revolta das tribos de Israel sempre é lembrado como aquele que fez o mal aos olhos do Senhor. Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores.

A única diferença é como as pessoas respondem aos seus próprios pecados. Saul e Davi foram os dois primeiros reis de Israel. Ambos eram homens humildes e fiéis quando foram escolhidos. Ambos reinaram bem, no princípio.

Mas Davi humilhou-se e confessou seu pecado, ao passo que Saul desprezou a reprovação, e endureceu o coração na impenitência. Esse período da história de Davi está repleto de significação para o pecador arrependido.

Qual foi o Pecado de Saul? Desobediência das Instruçoes. O rei Saul e seu povo destruíram todos os Amalequitas e pouparam o rei Agague, apesar das instruções que o Senhor lhe deu. Eles destruíram todos os animais que os desagradavam e pouparam aqueles que eram interessado.

Conclusão Sobre Os Erros De Saul Que Não Podemos Cometer!

  • Buscar glória para si.
  • Impaciência.
  • Culpar os outros por seus erros.
  • Desobediência a Deus.

quarenta anos

Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá. Certa vez Isbaal perguntou a Abner: "Por que te aproximaste da concubina de meu pai?