Por que Deus escolheu Saul como rei?

Perguntado por: amachado5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio. (Ver I Samuel 10:24.)

A história de Saul começa com Samuel que era Juiz e sacerdote em Israel. Samuel separa seus filhos para serem juízes em seu lugar. Porém os filhos de Samuel não seguem os passos do pai e se tornaram corruptos (I Samuel 8.3). O povo revoltado pede a Samuel que escolha um rei para que eles.

Dá-nos um rei que nos governe, à maneira de todas as outras nações. Os textos manifestam a dialética entre um governo teocrático, existente até à data, em que Deus governava através dos seus juízes, e um governo monárquico..» 6Samuel ficou aborrecido por lhe pedirem um rei para os governar e foi falar com o Senhor.

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

1 Samuel 13:1 NVI
Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou sobre Israel quarenta e dois anos.

Antes de Saul, nenhum rei humano havia reinado em Israel. Israel era uma teocracia, e Deus, o único e verdadeiro Rei de Israel, reinava (Êxodo 15:18). … exibir mais conteúdo… Davi foi o mais importante rei de Israel, escolhido por Deus quando ainda menino.

Na sequência, Saul e os homens partem para a guerra. No campo de batalha, os inimigos lutam uns contra os outros. Então, os soldados israelitas que haviam fugido também se reúnem ao exército do rei. Assim, o Senhor livra Israel.

Saul: Significa “o implorado”, “o desejado”, “o solicitado”, “o conseguido por meio de orações”. Tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha'al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”.

Davi e Golias
Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Monarquia dividida
O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David. A expansão dos impérios Assírio e Babilónio causou a dominação de Israel e, depois, de Judá.

O Reino unificado de Israel iniciou-se com Saul, tendo sido ungido por Samuel e escolhido como primeiro rei, tanto por Yahweh quanto pelo povo, tendo Saul governado aproximadamente de dez a vinte anos (1020/1010 (?) a 1000 a.C.).

O livro de I Samuel termina com a morte do primeiro rei de Israel. Saul viu que iria perder a batalha contra os filisteus. Em vez de morrer nas mãos dos filisteus, Saul pediu a seu escudeiro que lhe tirasse a vida, mas o escudeiro não quis fazê-lo. Então, Saul lançou-se sobre sua própria espada e tirou a própria vida.

11 aArrependo-me de haver posto Saul como rei; porquanto deixou de seguir-me, e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.

Saul tira a própria vida após a morte de Jonatas e deixa o trono para Davi.

Quando o escudeiro se recusou a fazê-lo, Saul lançou-se sobre sua própria espada e morreu. Em II Samuel 1 a história é contada por um homem que imaginou poder conquistar o favor de Davi ao alegar que tinha sido ele que matara Saul. Esse homem também levou para Davi a coroa e o bracelete que indicavam que Saul era rei.

Mas, quem teria sido o primeiro rei da história? Segundo a lenda, o rei Sargão de Akkad estava destinado a governar, assim estabelecendo o primeiro império do mundo. Isso aconteceu há mais de 4.000 anos na Mesopotâmia. Seu nome significava “rei verdadeiro”.

Harpa

A Música que Acalmava o Rei Saul
16:23 Sempre que o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a Harpa, e a tocava. Então Saul sentia alivio, e se achava melhor, e espírito maligno se retirava dele.”

Salomão

Na Bíblia, é chamado “amado de Javé” e diz-se que o seu nome foi anunciado por Deus ao seu pai, o rei David. Construtor do primeiro Templo de Jerusalém, foi o terceiro e último soberano do reino unificado de Israel.

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio. (Ver I Samuel 10:24.)

O nome Saul significa “pedido”, do original Sha'ul. Alguns intérpretes sugerem que esse significado transmite o sentido de “pedido de Deus”. Outros personagens bíblicos também aparecem com esse mesmo nome. Por exemplo: um rei de Edom (1 Crônicas 1:48,49; cf.