Por que Deus escolheu Pedro?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O Senhor escolheu o apóstolo Pedro para estar à frente da Sua Igreja (Mt 16,13-19) No dia de hoje, temos a alegria de celebrar a Cátedra de São Pedro. Celebramos, na verdade, aquilo que Deus edificou e construiu sobre a figura de Pedro, a Sua Igreja.

Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra. Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Porque a Igreja é o Corpo de Cristo, onde Ele mesmo é a cabeça; Ele mesmo a governa e está à frente dela.

A visão de Pedro, que lhe ensinou que Deus “não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34), resultou em uma importante mudança na Igreja. Pela primeira vez foram batizados gentios na Igreja, sem levar em conta as exigências da lei de Moisés.

Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas na direção do Salvador. Como o vento estava soprando muito forte, Pedro ficou com medo.

Em 1 Pedro 3:1–11, lemos que o Apóstolo Pedro exortou que as esposas ajudassem a trazer seus maridos descrentes a Cristo por meio de sua conduta justa. Ele aconselhou os maridos a honrarem suas esposas.

Na porta do templo, Pedro e João curaram um homem que tinha nascido coxo. Pedro, então, ensinou às pessoas que tinham testemunhado esse homem ser curado. Ele testificou de Jesus Cristo, convidou-os ao arrependimento e profetizou sobre a Restauração do evangelho nos últimos dias.

Dois dos amigos de Pedro, chamados Tiago e João, eram irmãos. Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”. Eles então deixaram tudo o que tinham e seguiram Jesus. O Salvador também pediu que outros homens O seguissem.

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

O que significa ser “pescadores de homens”? Em Suas simples palavras de convite dirigidas aos antigos apóstolos, o Salvador apresentou-lhes o que se tornaria Seu método mais comum e vigoroso de ensino: o ensino por parábolas.

Traços gerais da personalidade nome Pedro
Este nome revela uma personalidade firme, com os pés bem assentes na terra. Trabalhador incansável e afincado, o seu esforço nem sempre é justamente retribuído e apreciado. Precisa de se esforçar mais do que os outros para conseguir o merecido reconhecimento.

Deus revelou a Pedro em uma visão que o evangelho deveria ser pregado aos gentios. Pedro ensinou o evangelho a Cornélio e sua família e, mais tarde, resolveu uma contenda entre os santos judeus sobre o evangelho ser pregado aos gentios. A obra do Senhor continuou progredindo apesar da perseguição.

Pedro, discípulo de Cristo e apóstolo, era uma pessoa comunicativa, falante, impulsiva e intensa. Conseguimos perceber essas características em diversas passagens ao longo dos evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos.

4- O Objetivo da Missão é Implantar o Reino de Deus
Neste sentido, a razão da existência da Igreja, ou tudo o que ela pensa e faz deve girar em torno da missão de Deus. A evangelização deve obedecer a este princípio maior e motor.

Em 1 Pedro 1:1–2, Pedro elogiou os santos nas províncias romanas da Ásia Menor (Turquia da era moderna) e os relembrou que eram um povo eleito. Leia 1 Pedro 1:3–5 e identifique as bênçãos futuras que foram prometidas aos santos.

Uma vez que, reconhecemos em Jesus o Filho de Deus, Ele nos dá uma missão: anunciar o Evangelho a toda criatura. O Evangelho escrito, narrado e testemunhado a nós, foi-nos dado para que tenhamos a vida em Deus. Conhecemos a vida de Cristo e a vida que Ele nos trouxe, porque esse Evangelho chegou aos nossos corações.