Por que Deus é amor?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Deus é amor: Ele vive em si mesmo a plenitude da comunhão como Trindade e transborda esse amor sobre suas criaturas. Àqueles que o recebem, Ele dá o poder de se tornarem seus filhos1, com o seu próprio DNA, capazes de amar. E o seu amor é um amor gratuito, que liberta de todo medo e timidez2.

8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” “Não há temor no amor, antes o perfeito amor lança fora o temor.” “O amigo ama em todo o tempo.”

O amor de Deus não é encontrado nas circunstâncias de nossa vida, mas em Sua presença em nossa vida. Sabemos de Seu amor quando recebemos forças além de nossa própria força e quando Seu Espírito traz paz, consolo e orientação.

A morte de Jesus na cruz foi a maior prova do amor de Deus por nós. Ele enviou Jesus, Seu único filho, para morrer em nosso lugar! E quem poderia imaginar que aquela cruz, e a crucificação, era só o começo de uma história de amor de Deus e Jesus por nós todos.

Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito, não para nos condenar, mas para nos salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

9 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

Isto significa que usemos as oportunidades da vida para desistir de nossos aparentes direitos, a fim de viver para os outros — tudo por causa do evangelho de Cristo. Assim alcançaremos a coroa incorruptível.

1 E havia entre os fariseus um homem, chamado aNicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se aDeus não for com ele.

O amor de Deus é incomparável, ilimitado e tem o poder de quebrar qualquer barreira de preconceito e maldade. Em qualquer situação, o amor de Deus pode transformar e mudar até mesmo o seu coração endurecido e amargura com a vida.

Qual é a essência de Deus? Muitas vezes imaginamos Deus apenas como alguém distante e que exerce justiça contra o pecado. É verdade que Deus é eterno, imutável, criador, santo, transcendente, Todo-Poderoso, onipotente, onisciente, etc.

O amor Dele não tem barreiras. Ele nos convida a segui-Lo e a participar de Seu amor sem limites, para que nós também consigamos nos colocar acima da dor, da crueldade e da injustiça deste mundo e ajudar, perdoar e abençoar.

Como Deus demonstra Seu amor
Podemos ver o amor de Deus nas bênçãos que Ele nos dá. Poque Ele nos ama, Deus está constantemente nos presenteando com coisas grandes e pequenas que vão desde a beleza do mundo até as pessoas que fazem parte de nossa vida.

Podemos demonstrar nosso amor a Deus ao guardarmos Seus mandamentos (ver João 14:15) e ao amarmos uns aos outros (ver João 13:34). Se um membro de sua família ou um amigo tem atração por pessoas do mesmo sexo ou afirma ser gay, lésbica ou bissexual, ame-o.

O amor de Deus é eterno:
O amor de Deus não tem começo e nem tem fim, porque o próprio Deus, que é amor, nunca teve começo e nunca terá fim: “De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor” ( Jer 31,3). Deus sempre ama você e sempre o amará.

Para os cristãos, Deus teve um amor incondicional pela humanidade quando entregou Jesus Cristo, o seu único filho, para ser sacrificado. Deus ama de forma incondicional porque ama a todos. De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso.

Taj Mahal

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.