Por que Deus ama quem dá com alegria?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

A generosidade se torna um ciclo de receber e dar cada vez mais do amor de Deus. Quando damos com alegria, Deus também molda nosso caráter, para sermos mais como Jesus. Em vez de viver no egoísmo, passamos a pensar também nos outros, tal como Jesus fazia enquanto esteve aqui na terra.

Isaías 60:1-3 NTLH
Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do SENHOR está brilhando sobre você. A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do SENHOR está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus.

E, na descrição do fruto do espírito, no verso 22, de Gálatas 5, está escrito: “Mas o fruto do espírito é: amor, alegria [...]”. E essa alegria, fruto do espírito, é a nossa força. Diferente daquela baseada naquilo que fazemos ou recebemos, a alegria que as pessoas podem experimentar, por exemplo, no Carnaval.

Os principais ensinamentos bíblicos sobre alegria
Isso indica que o resultado da nossa devoção e boas ações é o bem-estar pleno, e que contra isso não há nada que se possa fazer. Em seguida, também podemos mencionar Salmos 16:8-9, em que está claro que o coração e alma se tornam alegres quando se habita em Deus.

Em João 15:5, Jesus diz: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”, o fruto mencionado por Ele inclui muita alegria! A Bíblia fala com muito mais frequência de alegria do que de ser feliz.

Quando ofertamos com alegria, sem esperar nada em troca, sem pressão ou obrigação, sem pensar em fazer negócio com Deus, esse crente é abençoado. O versículo 6 está ligado ao 7, porque a colheita não é porque ele deu muito, mais porque ele deu com alegria e Deus ama quem age dessa forma.

Paulo pregou sobre as preocupações dos santos de Corinto sobre o uso dos recursos da Igreja para prover suas necessidades materiais. Ele explicou que o propósito de sua pregação era trazer salvação aos filhos de Deus. Ele exortou-os a evitar o pecado, bem como ofender os outros por suas crenças religiosas.

35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, e lembrar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é adar do que receber.

Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem planta a vida, colhe milagres. Quem semeia verdade, colhe a confiança.

Salmos 126:5-6 NVI
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.

Dificuldades e provações estão presentes na vida de cada um de nós. São superadas com menos sofrimento quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus e enfrentamos os obstáculos confiantes de que Ele está ao nosso lado.

A aula daquele dia era baseada no livro de Atos, capítulo 20, versículo 35: “Recordai as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.

O ato de doar contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente as pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.

Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (cf. Ne 8, 10-11).

Deus ama-nos a todos. Ele ama os que são de outras religiões e os que não têm religião. Ele ama os que sofrem. Ele ama tanto os ricos como os pobres.

Salmos 126:3-6 ARC
Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres. Faze-nos regressar outra vez do cativeiro, SENHOR, como as correntes do Sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.

A verdadeira alegria está ligada a algo de mais profundo. Sem dúvida, nos ritmos diários, muitas vezes frenéticos, é importante encontrar espaços de tempo para o descanso, para a distensão, mas a alegria autêntica está ligada à relação com Deus.