Por que desgraça é um palavrão?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Por mais que os informantes dessa faixa etária não tenham definido a palavra claramente, eles demostraram repulsa em falar sobre, e todos usaram o verbo “xingar” para se referir a ela. Sendo assim, eles tratam “desgraça” como um xingamento, ou seja, serve para ofender, descompor, destratar, afrontar algo ou alguém.

1) Vem do Italiano DISGRAZIATO, “infeliz, deformado”, de DIS-, negativo, mais GRAZIA, “graça”, do Latim GRATIA, “qualidade agradável, boa vontade, virtude”. 2) Do L. HONORABILIS, “honrado”, de HONOS, “honra, dignidade, reputação”.

1 adversidade, infelicidade, infortúnio, desventura, azar, desdita, contratempo, revés, perda, tribulação, desgosto, mofina, lástima, desaire, drama, desfortúnio, desgraceira.

Significado de Desgraça
substantivo feminino Perda das graças, das boas relações que se tem com alguém; desfavor. Acontecimento lamentável, funesto; infortúnio, desventura. Condição de infelicidade; desdita: o tsunami foi uma desgraça sem precedentes.

Confira, logo aqui abaixo, a lista com os 10 exemplos de palavras que jamais devem ser ditas aos seus filhos.

  • Peste. Significa que é uma pessoa má, algo que é doentio e contagioso, uma desgraça, infeliz.
  • Imbecil. ...
  • Maldito. ...
  • Nojento. ...
  • Danado. ...
  • Praga. ...
  • Abestalhado.

Sabemos que os palavrões atraem mais atenção e são mais bem lembrados do que outras palavras. Mas eles também interferem no processamento cognitivo de outras palavras/estímulos, então parece que xingar às vezes também pode interferir no pensamento. Isso pode valer a pena, pelo menos às vezes.

Provérbios 17:5 NVT
Quem zomba do pobre insulta seu Criador; quem se alegra com a desgraça alheia será castigado.

1 Má sorte ou adversidade; desventura, infelicidade, infortúnio, mofina, tormento: “Eu queria que seu jornal mandasse uma pessoa ver o tal do reformatório para ver como são tratados os filhos dos pobres que têm a desgraça de cair nas mãos daqueles guardas sem alma” ( JA ) . 2 Fato desastroso; calamidade.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Erro de ortografia. A escrita correta dessa palavra é Desgraça.

Na conceção geral, entende-se por presságio qualquer tipo de afirmação e acontecimento capaz de fazer prever um infortúnio ou fatalidade inevitável.

nome misfortune; disgrace; fatality; curse; mischance; adversity.

Significado de kids: Abreviação de: "que desgraça". Quando ocorre uma adversidade quotidian...

2 desgraça, calamidade, infortúnio. 3 condenação, danação, esconjurar, esconjuro, imprecação, praga.

Desgraça
“Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

No entanto, mesmo que xingar seja um hábito comum entre diversas espécies, ele não é bem aceito pelos humanos. Isso porque os xingamentos são considerados palavras “ruins” e “inapropriadadas”. Logo, a sociedade reprime e julga a prática de xingar, seja uma única vez ou constantemente.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa. Esse palavrão tem 46 letras e trata-se da classe dos adjetivos que qualifica o indivíduo que está com alguma doença respiratória como pneumonia.

Expressão designativa de irritação, impaciência, contrariedade ou surpresa.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras); pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose (44 letras); paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol (43 letras);

Via de regra, sim, é crime de injúria. Mas temos que fazer algumas observações, e a primeira delas diz respeito aos efeitos desse xingamento. Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos.

O psicólogo e linguista Steven Pinker acredita que a raiz histórica dos palavrões pode ter sido a religião, principalmente na Idade Média, quando evocar o nome de Deus de forma blasfema era o pior dos palavrões. Foi nesta época que surgiram expressões como "vá para o diabo".