Por que de início Portugal não se interessa pelo Brasil?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Portugal não demonstrou interesse em efetivar a colonização do Brasil por causa dos lucros obtidos com o comércio das especiarias e por não ter encontrado metais preciosos logo após o desembarque da esquadra cabralina.

A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.

Isso ocorreu, sobretudo, porque o interesse da elite econômica portuguesa estava mais voltado ao desenvolvimento do comércio com a Índia, e por causa das dificuldades em averiguar as possibilidades econômicas do novo território.

O Reino de Portugal não se interessou pelo plano de Colombo de chegar às índias Orientais ao navegar pelo Atlântico porque já possuíam rotas comerciais estabelecidas através do contorno do continente Africano.

Resposta. Porque eles estavam a procura de ouro e prata, o Brasil não lhe interessava muito, e não tinham interesse em nossas terras até conhecer o pau-brasil.

Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.

Resposta verificada por especialistas
Portugal a princípio não teria se interessado pela colonização efetiva da América por conta dos grandes custos associados com este projeto e pela percebida ausência de recursos econômicos no território que justificassem estes investimentos.

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Os navegantes pensaram que o Brasil era uma ilha e, por esse motivo, o primeiro nome que lhe deram foi Ilha de Vera Cruz (vera, de verdade ou verdadeira), mas depois chamaram-lhe de Terra de Santa Cruz. Este era um sinal de que Cabral e os demais capitães perceberam que o Brasil era um continente e não uma ilha.

Afinal, qual foi a motivação dos portugueses? Uma questão importante é saber que os portugueses tinham objetivos de explorar as novas terras, pois queriam conquistar mais territórios, buscar ouro e especiarias (cravo, pimenta, canela, etc.) e até converter pessoas para a religião católica.

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

Pq na epoca do descobrimento do Brasil no mundo imperava o Mercantilismo. Por esses dois motivos portugal não colonizou o Brasil logo após o descobrimento. Só colonizou depois de 30 anos do descobrimento.

Os primeiros foram os portugueses, mas depois novos povos imigrantes vieram para colonizar o Brasil: alemães, japoneses, italianos, holandeses.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Em 910, foi criado o Reino de Galícia, no extremo noroeste da Península Ibérica, cuja capital era Braga, atualmente em Portugal. Nesse novo reino constitui-se um condado hereditário denominado Portucalense, de onde nasceria Portugal.

Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

A Revolução de Avis, também conhecida como Crise de 1383, refere-se à sucessão de eventos e conflitos que aconteceram em Portugal e que resultaram no fim da Dinastia Afonsina e no começo da Dinastia de Avis. Essa revolução resultou na coroação de João, Mestre de Avis, como D. João I e rei de Portugal no ano de 1385.

Inclusive, em 1530, foi organizada por Martim Afonso de Souza uma expedição cujo objetivo era explorar as novas terras. A partir desse episódio os portugueses passaram a se interessar pela colonização do Brasil.

"Achamento e descobrimento são praticamente a mesma coisa e não refletem o que aconteceu porque quem achou o Brasil foram os índios, não os portugueses. O mais correto é usar conquista ou invasão", defende Ana Filipini, coordenadora de história do curso Pré-Universitário e do Colégio La Salle.

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova, em 1501; Terra dos Papagaios, também em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, ainda em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, ...