Por que Davi se fez de louco?

Perguntado por: smarinho6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Davi se fingiu de doido para não morrer nas mãos dos inimigos. Deus vai te dar estratégias para preservar sua vida, para quem está de fora é loucura, mas Deus sabe o que faz, ele confundi o inimigo e te dá o livramento.

Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

Ele acreditava não ser um autêntico judeu, visto que sua ancestral Rute era uma moabita convertida (Rute 1:16-17; 4:5,13); assim, pensava que por descender de uma moabita convertida, ele considerou ser apenas um convertido também.

Jesus passa pelas estradas de Jericó, um cego chamado Bartimeu se dirige a Ele gritando: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” O grito deste homem comove o coração de Jesus, que para, manda chama-lo e cura-o. É um encontro que comove, o Senhor se encontra com aquele que sofre.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.

Texto – Salmo 3
Este salmo fala dos dias tenebrosos do rei Davi, das grandes dificuldades que ele enfrentava dia após dia, talvez tenha sido uma das épocas mais difíceis de sua vida. Davi estava sendo perseguido pelo seu filho Absalão, que queria matá-lo e tomar o seu trono.

Em segundo lugar, Davi deseja o Senhor mais do que conservar sua vida. Sua fuga de Absalão e dos demais traidores se devia ao risco de ele cair nas mãos dos inimigos e ser morto. Estava no meio do deserto porque queria proteger sua vida.

Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.

O rei Davi de Israel sentiu-se assim. No Salmo 13, Davi registrou sua intensa frustração com o silêncio de Deus durante um tempo de profunda necessidade. Ali ele nos deu o exemplo de oração para seguirmos quando nos sentirmos como ele se sentiu.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23.

Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).