Por que dar ureia para o gado?

Perguntado por: afreitas4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A principal função da ureia na alimentação do gado é melhorar o aproveitamento das forragens de baixa qualidade, aumentando sua digestibilidade.

Portanto, a uréia pode ser incluída na dieta dos ruminantes, com as finalidades principais de substituir o nitrogênio da proteína verdadeira, visando a redução no custo da ração, ou com o objetivo de elevar o teor de nitrogênio dos volumosos de baixa qualidade, aumentando o seu consumo e aproveitamento.

Quais os benefícios da ureia nos cuidados corporais?

  1. Combate ao ressecamento. Muitas pessoas sofrem de ressecamento na pele, principalmente em épocas e regiões do país mais frias. ...
  2. Melhora a textura da pele. ...
  3. Combate o envelhecimento precoce. ...
  4. Controla a oleosidade. ...
  5. Promove a esfoliação da pele.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

A ureia tem várias utilidades na pecuária. A mais comum é oferecê-la como suplemento aos bovinos. No entanto, o pasto também pode ser beneficiado. Você já pensou em utilizar a ureia para a pastagem?

A ureia pecuária é o único tipo no Brasil indicado para o consumo de ruminantes. Para potencializar o uso, o produtor pode oferecê-la com sal mineral.

Não se recomenda a inclusão de ureia durante a ensilagem, pois ela retarda o rebaixamento do pH, que deve ser tão rápido quanto possível para melhor conservação da qualidade do material ensilado.

Outros sinais são observados como desconforto, apatia, tremores musculares, salivação excessiva, dejeções (fezes e urina) frequentes, respiração rápida e difícil, incoordenação, vocalização, enrijecimento dos membros, prostração, decúbito, tetania, meteorismo gasoso, midríase, nistagmo e convulsão.

A fórmula química é a mesma da ureia pecuária, porém, são inseridos aditivos na ureia fertilizante para aumentar o grau de dureza dos grãos, sendo que a questão da pureza não é levada em consideração – principalmente quando se trata de ureias importadas –, devido a contaminação com outros produtos nos galpões dos ...

A uréia tem sido utilizada na dieta de bovinos leiteiros por dois motivos básicos. Do ponto de vista nutricional, ela é usada para adequar a ração em proteína degradável no rúmen (PDR). Do ponto de vista econômico, é usada com o intuito de baixar o custo com a suplementação protéica (SANTOS, 2006).

Dosagem: o primeiro cuidado deve ser a quantidade oferecida por dia a cada animal. O consumo não deve ultrapassar 49 g/100 kg de peso do animal/dia, mesmo após o período de adaptação.

Posso usar ureia agrícola para o gado? Não, amigo produtor! Apenas utilize a ureia pecuária na alimentação dos bovinos. Pois, a ureia agrícola é proibida para fins de alimentação animal.

O uso da ureia deve ter muitos cuidados quando é oferecida aos bovinos, não importa a idade. Mas para bezerros, a atenção precisa ser especial. E se você também tem essa dúvida, a resposta da pergunta acima é SIM. Você pode, amigo produtor, servir ureia para seus bezerros.

O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.

R$68,70.

Não pode ser utilizado por gestantes; Se utilizada incorretamente, pode causar coceiras, dermatite de contato e até manchas nos locais aplicados; Pessoas com problemas renais não devem usar esse tipo de creme; Em peles mistas, a ureia pode aumentar a oleosidade e facilitar o surgimento de acne.

Nunca, em hipótese alguma, aplique a ureia em um solo que já esteja molhado — após uma chuva, por exemplo. Isso porque aplicá-la nessas condições faz com que grande parte do fertilizante seja perdido. Ao aplicá-la em solo molhado, a ureia acaba evaporando, já que ela reage com a água presente no solo ou no substrato.

Peso: 1Kg - R$ 16,71.

O nitrato de amô- nio é menos utilizado do que a ureia, possuindo uma concentração em torno de 32% de N, e apresenta um custo mais elevado; porém, seu uso pode ser interessante em alguns casos de aplicação superficial (YANO et al., 2005).

2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.

A suplementação da dieta com sal mineral melhora a saúde dos bovinos de forma geral, uma vez que o seu sistema imunológico é reforçado, bem como o funcionamento do seu sistema digestivo.