Por que da broca no casco de cavalo?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

As causas do problema são variadas e pode envolver desde uma predisposição genética, passando por erros no manejo nutricional com deficiência de vitaminas que são essenciais para os animais.

– Outra alternativa é utilizar ferraduras ortopédicas especiais que transferem o peso do casco, tirando da rachadura e colocando mais para a ranilha, sem colocar o peso no local da rachadura – explica o médico veterinário.

Quando os cascos de um cavalo são danificados, pode-se considerar uma suplementação de vitamina biotina. Embora a biotina não seja um substituto para uma nutrição equilibrada e adequada, ela pode contribuir promovendo o crescimento do casco, da crina, da cauda e do pelo.

Um dos inseticidas para madeira com ótimos resultados no tratamento preventivo de cupins e brocas é o Pentox Super Dupla Ação. Após a aplicação do produto cupinicida, as estruturas de madeiras ainda vão poder receber as etapas de acabamento.

O tratamento suporte consiste em proporcionar conforto ao cavalo com o uso de palmilhas e ferraduras específicas, camas aconchegantes para descanso, crioterapia (terapia com gelo nas patas acometidas) e repouso abundante.

A broca é uma coleção de pus no interior do casco formado a partir de um trauma na região da sola. Algumas condições predispõe ao surgimento dessa enfermidade, dentre elas, as mais comuns são: cascos…

O que é a ranilha
A ranilha, juntamente com o resto das estruturas do casco, proporciona a resistência necessária à compressão e à proteção das estruturas internas. Além disso, desempenha um papel importante na circulação sanguínea da zona.

Em tempo de chuva, não aplicar graxa, porém procure seguir limpando e observando o casco. Havendo sinais de apodrecimento ou amolecimento excessivo, usar iodo ou formol uma vez por semana, que endurecem o casco.

Recomendamos usar a base no início do tratamento de 2 a 3 vezes por semana para melhor resultado. Após a 3 semana passar 1 vez na semana já e o suficiente para que as unhas fiquem fortes e resistentes.

Limpeza dos cascos
Independentemente de o cavalo ser ou não montado, os cascos devem estar saudáveis. Para tal é necessário limpá-los diariamente e assim retirar as pequenas pedras que se podem alojar na sola dos cascos. Dessa forma deteta rapidamente possíveis ferimentos.

biotina

A suplementação com biotina proporciona melhora significativa na condição de cascos de equinos (FARIA et al., 2005). A utilização de metionina de zinco mostrou-se eficaz no tratamento de cascos de equinos, provendo maior crescimento do tecido córneo após seis meses de suplementação (BASURTO et al., 2008).

O crescimento da muralha do casco ocorre da banda coronária em direção distal, em geral a taxa de crescimento é de 8 a 10 mm por mês, sendo dependente da nutrição, hereditariedade, casqueamento e ambiente.

Principais nutrientes para melhorar a pelagem do cavalo

  • Vitamina C. A vitamina C é um importante antioxidante para equinos. ...
  • Magnésio, manganês, zinco. ...
  • Metionina. ...
  • Biotina.

A prevenção a este inseto é relativamente simples, envolve atitudes como: escolher madeiras resistentes a insetos (alguns tipos de peroba, jacarandá, maçaranduba, dentre outros), evitar deixar materiais suscetíveis às brocas em locais úmidos e verificar sempre se há algum tipo de “poeira” no entorno de móveis ou ...

A praga ocorre o ano todo, com maiores níveis populacionais na primavera e no verão. Seu desenvolvimento é favorecido pelas altas temperaturas e grande quantidade de chuva.

As brocas de madeira não são insetos sociais.
Embora não tenham o mesmo poder de destruição dos cupins, podem causar grandes danos no madeiramento atacado por permanecerem por longos períodos na madeira.

laminite equina

O que é a laminite equina
Ela é caracterizada pelo comprometimento da dinâmica de sustentação e locomoção do animal e todas as raças estão suscetíveis à doença. Portanto, essa afecção nada mais é que a inflamação das lâminas responsáveis por fixar o casco no osso mais distal da pata dos equinos.

Dentre eles estão o Maxicam 2% e o Maxicam Gel. São anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) à base de Meloxicam, o AINE mais potente do mercado. São muito eficazes em aliviar os sintomas indesejados da reação inflamatória, como o inchaço e a dor, promovendo uma ação anti-inflamatória potente e duradoura.

O primeiro sinal que um cavalo dá quando tem laminite é a relutância em se mover. Devido à dor extrema na sola, na região das pinças, a tendência é apoiar os talões. Sendo assim, quando os cascos dos membros anteriores estão afetados, é comum que ele desloque o peso para os posteriores.

Afinal, por que cavalo precisa usar ferradura? Por mais que, para alguns, a ferradura se pareça com um objeto de tortura, ela é usada com o propósito de proteger o casco do cavalo, contribuindo para evitar o desgaste, a quebra e outros danos à estrutura, prejudiciais para o próprio animal.