Por que dá bicho na aveia?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A infestação em grãos é muito comum especialmente por conta do armazenamento precário dos produtos em toda a cadeia de produção.

“No caso de carunchos e traças, se o produto não estiver mofado, coloque em uma sacola plástica resistente e mantenha no freezer por 24 horas, a fim de eliminar ovos, larvas e adultos, com posterior descarte no lixo doméstico”, orientam Potenza e Zorzenon.

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

INDICAÇÕES DE ARMAZENAMENTO:
Evite de deixar o alimento exposto à luz e calor (quanto menor luz e menos calor, melhor) > isso pode auxiliar na proliferação de fungos ou “bichinhos” Alguns produtos também são sensíveis ao frio, não é o caso da aveia, então se preferir colocar na geladeira, sem problemas.

Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção. Do estoque na produção até o depósito do supermercado, os carunchos encontram diversas oportunidades para entrar nos alimentos e se proliferar.

Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora. Colocar os alimentos, como o arroz, no congelador por 24 horas é o suficiente para acabar com o ciclo de vida dos carunchos. Deixar o alimento de molho na água e cozinhá-lo no dia seguinte também é uma opção efetiva.

Congele a farinha e outros cereais.
Depois, retire-a e coloque-a na despensa, em um recipiente resistente e hermeticamente fechado, ou deixe no congelador até a hora que precisar utilizá-la. Essa é uma excelente ideia no verão, quando os bichos-de-farinha estão mais ativos.

Outra maneira de se reduzir e acabar com os carunchos é abrir as embalagens e colocar uma ou duas folhas de louro dentro das embalagens nas quais a farinha será armazenada. As folhas de louro irão agir de forma que os carunchos não se reproduzam rapidamente, evitando assim uma grande infestação.

Este é um dos hidratos mais nutritivos e versáteis.
No entanto, a vida útil exata irá variar tendo em conta o método como foi processada ou armazenada. Se notar algum mofo ou mudanças na cor ou no cheiro da aveia, é melhor não a comer.

A principal forma de identificar um alimento mofado é pelo cheiro e cor. Marina diz que bolores coloridos na superfície dos alimentos – preto, rosado, azul, verde e cinza – são os mais preocupantes.

As principais espécies que atacam no estabelecimento da aveia são a lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), a lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) e a lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus).

De acordo com a nutricionista Silvana Figueredo, os bichinhos em si não fazem mal! Entretanto, a especialista afirma que "com a presença deles, os produtos podem ter a sua qualidade e o valor nutricional comprometidos, já que podem ser transmissores de fungos e outros parasitas, que produzem toxinas nos alimentos".

O Zabrotes subfasciatus é conhecido como caruncho-do-feijoeiro e atinge plantações de feijão dos gêneros Phaseolus e Vigna. A sua reprodução ocorre por meio do depósito de ovos junto ao grão, em que as fêmeas produzem uma secreção que fixa os ovos às sementes para que a larva penetre no grão ao se desenvolver.

Aveia em flocos durará um ano ou mais antes de começar a ficar rançosa, mas aveia pré-cozida (ou aveia instantânea) pode durar quase para sempre.