Por que Curitiba não tem metrô?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Os custos da obra e atrasos na implementação diminuíram o interesse das gestões municipais no metrô. Outro fator que contribuiu foi exatamente o ônibus, onde Curitiba é referência no transporte público nacional há muitos anos. A prioridade da gestão atual é de investimentos em modais já implementados na cidade.

A capital paranaense não tem metrô, mas consegue transportar seus quase 2 milhões de habitantes (mais de 3 milhões, se considerarmos a região metropolitana) de forma eficiente apenas com ônibus.

São Paulo, Capital - Centro da cidade.

O ônibus, em Curitiba, faz parte do cotidiano da população. O Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros deriva do Plano Diretor da cidade e é utilizado como indutor do crescimento ordenado da cidade.

A geógrafa Maria Carolina Villaça Gomes explicou que os solos da Ilha de Santa Catarina são poucos desenvolvidos nas encostas e terrenos mais baixos e planos, ou seja, não têm capacidade de suporte para grandes obras, como uma linha metroviária.

A linha 3-vermelha do Metrô, que no ano passado transportou 283 milhões de pessoas, tem o maior número de passageiros por quilômetro entre os principais representantes desse tipo de transporte do mundo. Isso traduz para números os empurrões e apertos enfrentados pelo usuário dos horários de pico.

Desta lista, o Metrô da capital mineira é o menor e mais enxuto. O sistema é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (STU/BH). Possui atualmente somente uma linha – Linha 1 – com 19 estações e 28,2 km de extensão (toda em via dupla).

Hoje Xangai soma 639 km de trilhos. Com 1.062 quilômetros de vias, o metrô de Nova York é, de longe, o mais extenso do mundo. De fato, seu comprimento representa mais que o dobro do segundo maior sistema do planeta, o de Pequim (China), com 465 quilômetros.

Praia do Leste

A tranquila Praia do Leste é a opção mais próxima, a pouco mais de 90 km de Curitiba. Se você prefere um destino ainda mais paradisíaco, vale a pena planejar um bate-volta para conhecer as belíssimas praias da Ilha do Mel, a 120 km da capital, na Baía de Paranaguá.

Floripa não tem metrô; então, quem não quer gastar muito dinheiro tem nos ônibus a melhor opção. As linhas e horários são abundantes durante os dias úteis, mas os horários podem ser limitados nos finais de semana (nesses casos, saia de seu hotel prevendo demora).

Metrô de Tóquio

Metrô de Tóquio, Japão: em questão de malha ferroviária, Tóquio possui 328,8 km de extensão, distribuídos em 13 linhas e 283 estações. Foi inaugurado em 1927 e é operado por duas empresas diferentes.

O Metrô Bahia é o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos, gerando cerca de oito mil empregos no auge das obras. Com R$ 5,9 bilhões, duas linhas, 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens e oito terminais de ônibus integrados, é 3° maior do país.

O Metrô de Caracas é um sistema de metropolitano que opera em 4 municípios situados em Caracas, na Venezuela. De propriedade do Governo da Venezuela, o sistema é operado pela C. A. Metro de Caracas.

CIC – Cidade

O maior bairro da cidade é o CIC – Cidade industrial de Curitiba, com 172.669 habitantes. O bairro surgiu com o objetivo de implantar uma área industrial inserida na cidade, com acesso facilitado da população aos empregos gerados, e não um setor industrial segregado na periferia.

Duas linhas convencionais, aquelas dos ônibus amarelos, são as que fazem o percurso mais longo e também o mais curto do sistema de transporte de Curitiba. Com um itinerário de 11 quilômetros de extensão (ida e volta), a linha Alferes Poli é a que tem o roteiro mais curto.

O Expresso Ligeirão, o maior ônibus do mundo, identificado pelos passageiros pela cor azul, completa um ano nesta quinta-feira (29), quando a cidade comemora 319 anos.

A pratica de se sentar no chão vem sendo cada vez mais frequente tanto no Metrô quando na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM. Mas o ato além de não ser permitido, pode provocar acidentes, sobretudo se uma composição tiver que ser evacuada.

Metrô de São Paulo

Metrô de São Paulo: o maior metrô do Brasil tem 6 linhas e 104,4 km de extensão que operam na maior cidade do país desde 1974. Sua capacidade total inclui mais de 4 milhões de passageiros por dia, que transitam pelas mais de 80 estações.

Usar o metrô em Paris é muito fácil, além de ser muito eficiente.

Quem usa regularmente o transporte público de São Paulo sabe que a Linha 4-Amarela concentra o que há de mais moderno em sistemas metroviários: as estações têm portas nas plataformas e os trens são driverless, ou seja, não possuem operador.

O motivo de o projeto ter sido abandonado foram suspeitas de irregularidades: um superfaturamento superior a R$ 120 milhões nas compras dos trens, que hoje estão abandonados em um pátio. Outra capital que não deu seguimento ao projeto e que é exemplo de desperdício do dinheiro público é São Luís, no Maranhão.