Por que criança fica girando?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Esse comportamento está relacionado ao processamento visual da criança, como ver somente partes de um objeto, ao invés do “todo”, ou, também, pode significar que essa criança tenha dificuldade em expandir a brincadeira com brinquedos e se envolve facilmente em brincadeiras repetitivas.

Os exemplos mais comuns de estereotipias observadas em crianças são: necessidade exacerbada de movimento, flapping (movimento de balançar as mãos), rocking (balanceio), pular na cama, sofá, no chão, na frente da TV, girar sobre o próprio eixo; olhar objetos que giram; movimento repetitivo para frente e para trás; ...

Antes da quinta edição do Manual publicado pela Associação Psiquiátrica Americana (APA), entendia-se o autismo leve como um tipo de autismo onde o paciente tinha um comprometimento menor das funções cognitivas, ou seja, com menos interferência e necessidade de suporte em seu dia a dia.

Autismo afeta o desenvolvimento de crianças em três áreas: comunicação, socialização e comportamento.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

As estereotipias estão incluídas nos distúrbios hipercinéticos do movimento, ou seja, devido ao excesso de movimento, que incluem: tiques, tremor, mioclonia, atetose, coreia, distonia e estereotipias.

Não existe um exame que possa determinar que a pessoa está no espectro do autismo. Ao contrário disso, o diagnóstico é clínico e feito de maneira observacional, com apoio de uma equipe multidisciplinar e de profissionais da neuropediatria ou psiquiatria infantil.

As diferenças entre TDAH e autismo se relacionam ao campo de dificuldade, enquanto crianças com TDAH têm em geral maior dificuldade no controle inibitório, crianças com TEA apresentam maior dificuldade na flexibilidade cognitiva e planejamento.

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores.

O que é crise (no autismo)?
Diferentemente da birra, a crise não é proposital e muito menos uma estratégia para se conseguir algo; mas a resposta de um limite que fora extrapolado; de uma irritação extrema.

O autismo é dividido nos níveis leve, moderado e severo, conforme a autonomia da pessoa, sua necessidade de ajuda e a intensidade das características do autismo.

As principais estruturas cerebrais que foram relacionadas ao autismo incluem o cerebelo, a amígdala, o hipocampo, o corpo caloso e o cíngulo.

Assim, é importante esclarecer que o autismo pode ser causado pela genética, mas nem sempre vai ser hereditário. Isso significa que o autismo da criança não se desenvolve todas às vezes por causa de genes passados pelo pai ou pela mãe.

Transtorno Autista
As características mais comuns dessa classificação correspondem a: atraso na fala; dificuldade em realizar pedidos usando a linguagem, geralmente, a criança aponta para o objeto ou a pessoa; falta de contato com os olhos quando fala.

As estereotipias servem para um propósito.
Não importa qual seja a situação, ela é uma maneira de trazer a pessoa para o presente e regular suas emoções. Quando alguém com autismo sente uma súbita onda de sentimentos, essa energia precisa ir para algum lugar. A estereotipia fornece uma saída para essa energia.

Estereotipias ou stims são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo.
...
Pelo contrário, até mesmo pessoas neurotípicas podem – e apresentam – muitos movimentos repetitivos, como:

  1. Bater os pés no chão;
  2. Bater as mãos sobre a mesa;
  3. Cruzar e descruzar as pernas;
  4. Estalar os dedos;
  5. Morder a tampa da caneta.

Uma boa estratégia é a utilização de atividades ou brincadeiras sensoriais, pois elas proporcionam o mesmo tipo de estimulação que o comportamento estereotipado.

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

“Eu, eu, eu” – Um sinal comum de TDAH é uma incapacidade de reconhecer as necessidades e desejos de outras pessoas. A criança com TDAH interrompe outras pessoas quando elas estão falando e pode ter problemas em esperar a sua vez em atividades de sala de aula ou em jogos com outras crianças.