Por que cria bicho no arroz?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Os alimentos não perecíveis como o arroz, farinha, macarrão e feijão, geralmente são guardados em despensas e armários. Quando mal conservados, esses alimentos acabam sendo infestados por insetos como formigas, traças e carunchos que encontram um ambiente muito favorável para buscar seus alimentos, e se reproduzirem.

Por isso, anote a dica: depois que o feijão, macarrão, arroz, sementes, farinhas e cereais forem abertos, guarde-os dentro de potes herméticos com uma folha de louro dentro. Depois disso, dá para deixar na dispensa tranquilamente, sem temer os carunchos.

As espécies mais conhecidas do inseto, também chamado de gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), o caruncho do milho (Sitophilus zeamais) e o caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).

A solução imediata para se livrar de uma infestação de carunchos nos armários é a limpeza do ambiente. Retire tudo que estiver contaminado com os besourinhos e limpe os armários, dando uma atenção especiais para os cantos (pode conter alguns ovos que se tornarão larvas em pouquíssimo tempo).

Distribua folhas de louro ou cravos em potes dentro do armário, pois o cheiro forte afasta os insetos. Pronto, já pode guardar os grãos de volta nas prateleiras. Repita essa limpeza uma vez por semana.

Aquecimento de Madeira – Umidade é uma condição essencial para a vida e crescimento das larvas de caruncho. Tentar “secar” o móvel pode ajudar a acabar com carunchos na madeira. Aproximar o móvel de um aquecedor jogando ar quente dentro dos buracos por um tempo pode matar as larvas.

O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes. Isso também funciona com arroz integral, mas ele só continua fresco por seis meses na despensa e um ano na geladeira ou no congelador.

O Zabrotes subfasciatus é conhecido como caruncho-do-feijoeiro e atinge plantações de feijão dos gêneros Phaseolus e Vigna. A sua reprodução ocorre por meio do depósito de ovos junto ao grão, em que as fêmeas produzem uma secreção que fixa os ovos às sementes para que a larva penetre no grão ao se desenvolver.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

40 dias

Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo. De acordo com o pesquisador, os produtos a granel acabam tendo mais chances de serem infestados. E essa contaminação também pode ocorrer no transporte ou armazenamento do produto.

Em suma, não. Lavar o arroz não terá efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes.

As larvas podem aparecer do nada, pois são frutos da reprodução dos insetos adultos. Os ovos dos insetos são colocados em locais variados, como folhas, troncos e solo; quando estes ovos eclodem, as larvas surgem prontas para se alimentar e se desenvolver.

Você pode identificar o arroz estragado por um odor desagradável ou uma textura viscosa. A descoloração do arroz também pode ser uma indicação de que o arroz foi infectado por bactérias e não deve mais ser consumido.

Comer alimentos contaminados por carunchos vivos pode fazer mal. Faça a limpeza assim que puder. É melhor jogar a comida contaminada fora do que guardá-la. Se você usar farinha contaminada para assar alimentos, não há problema em consumi-los, já que os insetos morrerão.

Evite infestação de carunchos ou bicho da farinha, um bom modo de se evitar a infestação de carunchos na farinha de trigo é assim que comprada, mantê-la congelada por um período entre um a quatro dias antes de armazená-la da maneira costumeira, em prateleiras, armários ou despensas.