Por que corrigir cálcio pela albumina?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Na avaliação inicial da hipercalcemia, deve-se sempre dosar o cálcio iônico, caso não disponível, o cálcio total deve ser avaliado junto com a albumina, pois 50% do cálcio circula no plasma ligado a proteínas, sendo a albumina responsável por 90% desse carreamento.

Para o cálculo de cálcio total corrigido, deve-se utilizar a seguinte fórmula: cálcio total corrigido = cálcio total medido + [( 4 - albumina ) x 0,8].

Essa reposição deve ser feita em 10 a 20 minutos, diluída em solução de dextrose ou salina e preferencialmente administrada via acesso central. Reposições rápidas de cálcio estão associadas a arritmias e até mesmo à parada cardíaca.

A albumina também tem função importante na regulação do pH sanguíneo, atuando como ânion. A concentração de albumina é afetada pelo funcionamento hepático, pela disponibilidade de proteínas na dieta, pelo equilíbrio hidro-eletrolítico e por perdas da proteína em algumas doenças.

Em linhas gerais, a albumina tem como principal finalidade contribuir para o ganho de massa muscular. Isso se dá justamente pelo elevado valor proteico.

Entretanto, a calcemia não é regulada apenas pela vitamina D, sua manutenção é um resultado entre a interação da vitamina D com o PTH sobre os ossos, os rins e, de forma indireta, sobre o intestino. Acredita-se que o PTH seja o principal determinante da calcemia.

Para manter um nível normal de cálcio no sangue sem enfraquecer os ossos, a pessoa precisa consumir pelo menos 1.000 a 1.500 miligramas de cálcio por dia. Os níveis de cálcio no sangue são regulados principalmente por dois hormônios: Hormônio da paratireoide. Calcitonina.

A albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo fígado humano, mas que também pode ser encontrado em alta quantidade no leite e na clara do ovo. Sua principal função é manter constante os níveis de líquido nos vasos sanguíneos.

Os suplementos de cálcio administrados por via oral frequentemente são tudo o que é necessário para tratar a hipocalcemia. Se a causa for identificada, o tratamento do distúrbio que causa a hipocalcemia ou a mudança de medicamentos pode fazer com que os níveis de cálcio voltem ao normal.

Inclua diariamente uma porção de brócolis, alface, repolho ou couve no almoço ou jantar. Polvilhe as saladas com sementes de gergelim, elas também são fontes de cálcio. Acrescente no café da manhã alimentos que são enriquecidos com cálcio, como alguns cereais, sucos de frutas e pães.

Vegetais verde escuros, castanhas, frutas, feijões, gema de ovos e mel são algumas boas opções para potencializar ao máximo a absorção do cálcio”, indica a nutricionista Carla Cotta.

O gliconato de cálcio deve ser administrado por injeção intravenosa lenta. O medicamento não deve ser administrado por via intramuscular ou subcutânea, pois a administração por estas vias pode causar reações locais incluindo descamação ou necrose da pele.

Na hipocalcemia aguda ou para valores de cálcio total menores que 7.5mg/dL ou de iônico 0.8mmol/L, a correção deve ser feita com Gluconato de cálcio endovenoso em infusão de 10 a 20min, seguida de infusão contínua por 24h, caso haja risco de manutenção da hipocalcemia.

Gliconato de Cálcio 10% é indicado no tratamento dos estados agudos de hipocalcemia (como tetania neonatal); na tetania resultante de insuficiência de paratormônio ou de vitamina D, na alcalose e na prevenção de hipocalcemia durante ou após transfusões.

Devido à redução dos níveis séricos de albumina no ser humano, a grave deficiência de proteína leva a uma menor pressão oncótica. Como resultado, o líquido se acumula nos tecidos, causando inchaço. Pelo mesmo motivo, a deficiência de proteína pode levar ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.

É o nome dado à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina (30 a 300 mg/24 horas) que tem importância no diagnóstico e na evolução da nefropatia diabética, por indicar lesão potencialmente reversível.

Continuar lendo Faz bem tomar albumina?