Por que controlar o fluxo de caixa?

Perguntado por: esantos3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A análise do fluxo de caixa permite traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas. O saldo negativo pode indicar diferenças entre os prazos de recebimentos e os de pagamentos. Nesse caso, planejar e organizar o capital de giro é fundamental.

O controle financeiro permite ao empresário e gestor, ter uma visão global da situação financeira da empresa e dos recursos monetários existentes e disponíveis no momento. Dessa forma, se existe algum desperdício ou falta de verba, o problema consegue ser diagnosticado mais rapidamente e resolvido.

O endividamento pode vir das mais diversas formas. Porém, a má gestão do fluxo de caixa está entre os principais motivos. Afinal, por não ter a noção clara sobre a disponibilidade de capital, aumentam as chances de que você faça movimentações equivocadas.

Uma das desvantagens do método de fluxo de caixa indireto é o tempo para gerar as informações pelo regime de competência e só depois converter em regime de caixa. Se o método indireto for feito apenas uma vez por ano, é bem possível que você tenha surpresas bem desagradáveis.

Para fazer um controle de caixa eficiente é necessário ter o registro de todas as movimentações financeiras do caixa da loja e apurar o saldo existente. Além disso, deve-se definir a periodicidade com que esse processo será feito: diária, semanal ou mensalmente.

Melhores softwares e programas de fluxo de caixa

  • Bkper. O Bkper é um software de fluxo de caixa que oferece outras ferramentas além do controle de fluxo de caixa, veja abaixo algumas:
  • SIS Controle. ...
  • RP Controle Financeiro. ...
  • Hábil Empresarial. ...
  • Gestão Click. ...
  • Programa Nex. ...
  • MasterCaixa.

Pois uma empresa que implanta o controle interno obtém integridade nas suas informações, assegura o controle das operações, detecta falhas e erros em tempo de não gerar um dano maior, além de garantir um bom desempenho e sucesso nas suas atividades.

A importância do controle de gastos
O controle de gastos é uma parte importante do planejamento financeiro, pois ajuda as pessoas a gerenciar suas finanças e evitar gastos desnecessários. Ele envolve rastrear suas despesas e compará-las com suas receitas para ver onde estão sendo gastos os recursos.

Estabelecer total controle da movimentação financeira de uma empresa é fundamental para a sobrevivência de uma organização! Quanto maior o controle financeiro, maior a segurança financeira que uma empresa possui para operar no mercado!

4 erros comuns que comprometem o seu fluxo de caixa

  1. Não atualizar com frequência. Às vezes a rotina é puxada, e sabemos que empreender com responsabilidade exige muito tempo. ...
  2. Trabalhar com estoque superlotado. ...
  3. Lançar informações imprecisas. ...
  4. Não separar contas pessoais e receita da empresa.

Ao deixar de lado o fluxo de caixa da empresa, o empresário está colocando o futuro da organização em risco. Sem o capital necessário para financiar as atividades, começam os problemas financeiros que podem levá-lo à falência.

Confira a seguir!

  • Gastos elevados e processos pouco eficientes. Os gastos acima das entradas representam a maior ameaça ao fluxo de caixa. ...
  • Promoção sem planejamento. ...
  • Diferenças entre o prazo de recebimento e o de pagamento. ...
  • Não atualizar o fluxo de caixa. ...
  • Redução das vendas. ...
  • Inadimplência.

Problemas de fluxo de caixa significam que está saindo mais dinheiro do que entrando. Por isso separamos neste artigo estratégias para sobreviver à problemas de fluxo de caixa mais comuns nas empresas.

Muitas vezes a sobra de recursos significa um sinal de desorganização do caixa, consequência da má negociação de prazos com fornecedores ou baixos estoques. Sem esta análise prévia, a empresa está em risco.

Uma das vantagens reconhecida do fluxo de caixa descontado é que é possível reduzir um investimento a valor presente. Isso porque, caso ele gere um valor positivo, ele será gerador de dinheiro. Mas, caso contrário, o investimento representa uma perda financeira.

O controle de caixa é uma ferramenta usada para auxiliar o empresário a ter um controle maior sobre as transações financeiras do fluxo de caixa e outras documentações financeiras. É possível elaborar um usando um livro caixa, planilhas em Excel ou até mesmo em um sistema para restaurantes online.

O controle de caixa é uma prática que nunca deve deixar de fazer parte da rotina de uma empresa. E isso, claro, independentemente do seu tamanho ou tempo de mercado. É por meio desse controle que o gestor vai entender quanto entra e quanto sai do caixa, o que facilita a boa gestão financeira.

Sua estrutura é dividida em três atividades: operacionais, de investimento e de financiamento, que, por sua vez, são subdivididas em outras subestruturas.