Por que cometemos os mesmos erros?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O mesmo inconsciente que nos impele a repetir com serenidade comportamentos bem-sucedidos nos leva também a repetir, compulsivamente, atitudes que conduzem ao fracasso. É dessa ambivalência que J. -D. Nasio trata nesse livro, com a clareza que caracteriza sua vasta obra.

8 bons caminhos para superar os próprios erros

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.

E por que repetimos padrões de comportamento? Porque os traumas não foram trabalhados, o que nos impossibilita de olharmos para eles, de recordarmos o que realmente aconteceu, já que estão recalcados no inconsciente.

Por que toda vida eu faço as mesmas coisas e cometo os mesmo erros se sei que estes erros vão me deixar mal? Às vezes, mesmo quando você sabe que algo é um erro, você comete do mesmo jeito. Depois de um tempo cometendo os mesmos erros, você acaba aprendendo, que não vai parar de errar.

1 – Entenda que errar é um processo normal
Eles também são ótimas fontes de aprendizado, e apesar deste ser um grande clichê, ele é uma verdade. Errar te dá a oportunidade de olhar para o caminho que você escolheu seguir e identificar os problemas que levaram a um resultado desfavorável.

Perdoar a si próprio pode ser mais difícil do que perdoar a outras pessoas e isso tem uma razão muito humana de ser. Somos acostumados a julgarmos e entendermos que, através do perdão do outro, seremos felizes, mas temos dificuldades em enxergarmos os próprios erros e a nos vermos como seres imperfeitos.

A questão é que muitas pessoas têm uma tendência a repetir os mesmos erros, mesmo quando obtém os mesmos resultados. Quando há a consciência dos erros, vem a culpa. Quando não, culpamos os outros, a pior atitude que podemos ter e que mais prejudica nosso desenvolvimento.

Como quebrar ciclos viciosos?

  1. Fazer uma breve reflexão sobre a sua vida. Identificar que você está preso em um ciclo vicioso não é simples. ...
  2. Definir o que precisa ser mudado. Após refletir sobre o que precisa ser mudado, você pode colocar cada fator no papel. ...
  3. Parar para observar os resultados. ...
  4. Acreditar ser possível mudar.

A repetição se faz presente de diferentes formas em nossas vidas. Seja através de hábitos, manias, comportamentos aos quais estamos acostumados, repetições que se perpetuam quase como uma economia de pensamento; você sabe que pode mudá-las, mas na maioria das vezes acaba ficando com preguiça de empenhar-se para isso.

De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta, Clarice Barbosa, a pessoa faz isso de forma inconsciente. “Existem pessoas que não assumem erros, sempre têm respostas prontas e colocam o erro nos outros. Elas lidam com o erro se justificando.

Vencer a si mesmo requer mudança de mente, requer saber a diferença sobre o perfeito e o excelente. Muitos perdem para si mesmos porque não conseguem resultados perfeitos, as coisas não saem exatamente como planejaram.

Algo que pode ser visto é que os narcisistas são pessoas obcecadas em publicar quase de forma constante suas realizações, seus objetivos alcançados, suas aparentes virtudes, suas altas habilidades. No entanto, esse tipo de personalidade caracterizada por uma alta visão de si mesmo nunca admite falhas próprias.

Quem se ama compreende que é imperfeito e pode errar, além de estar disposto a melhorar sem interferência do orgulho. Esse termo também diz respeito ao autocuidado que temos conosco, referente ao nosso corpo, mente e alma.

O maior erro das pessoas pobres é não fazer o que precisa ser feito para ter absoluto controle da Psicologia do Dinheiro. Ao fingir que não ligam para dinheiro, ao não realizar um planejamento financeiro estratégico, ao não sairem do nível de analfabetismo financeiro, o que acontece? Elas acabam sofrendo.

Entre as atitudes que você pode tomar para conseguir lidar com os seus erros estão:

  1. Assuma responsabilidade pelos seus erros. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Analise o que aconteceu. ...
  3. Lembre-se que um erro não define quem você é ...
  4. Busque remediar a situação. ...
  5. Mude a maneira como você faz as coisas.

Para alguns pode soar contraditório, porém errar é também uma forma de estimular o cérebro. Isso vem sendo mostrado por pesquisas científicas, que ainda revelam que os melhores momentos para o cérebro é justamente quando estamos tendo dificuldades e cometendo erros.

Truque: Não corrija as pessoas quando estiverem erradas.
A ideia é simples: ao invés de discutir, escute o que a outra pessoa tem a dizer. Tente entender como ela se sente e o motivo. Então, fale sobre as coisas que vocês têm em comum. Use isso como ponto inicial para explicar seu ponto de vista.