Por que comer devagar ajuda a emagrecer?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.

Pesquisadores comprovaram que mastigar a comida apropriadamente pode mesmo ajudar as pessoas a comerem menos diante da mesa. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. O estudo mostrou que comer devagar e dar mordidas pequenas nos faz sentir menos famintos uma hora depois da refeição.

Falando em números, o certo seria mastigar cerca de 30 vezes um alimento sólido antes de engolir.

A mastigação ineficiente leva a um menor aproveitamento dos nutrientes e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, aumentando também as chances de o paciente ganhar peso.

Má digestão
O risco de indigestão também aumenta quando a comida é ingerida rápido demais. Isso porque, sem a mastigação correta, o estômago precisa trabalhar mais, levando mais tempo. Como consequências, pode haver queimação, azia e sensação de estômago pesado.

De acordo com um novo estudo publicado na prestigiada revista Science, comer menos, além de realizar as refeições no horário em que estamos mais ativos, ajuda a viver mais. A pesquisa, que foi realizada em camundongos, concluiu que a restrição de calorias e de horários aumentou o tempo de vida em 35%.

1 – Anorexia
A doença é caracterizada principalmente pela falta de apetite, mas pode levar a depressão e a outros sintomas mais severos. Quem tem anorexia se enxerga acima do peso e pode deixar de se alimentar como uma forma de recuperar a sua autoestima – que é bem baixa.

Segundo o Ministério da Saúde, deve-se mastigar cada porção dos alimentos ao menos 30 vezes. Antes de chegar ao trato digestivo, os alimentos começam a ser digeridos na boca. Por isso, a mastigação, apesar de instintiva desde o primeiro ano de vida, deve ser praticada com atenção.

O regime previa a ingestão de tênias (ou solitárias) para emagrecer. A cantora de ópera Maria Callas teria sido uma das celebridades daquela época a ter comido parasitas para perder peso. As pessoas que seguiam essa dieta deveriam ingerir ovos dos parasitas, frequentemente em forma de pílulas.

A dieta cetogênica é um tipo de alimentação terapêutica que tem alimentos ricos em lipídios, moderação de proteínas e presença menor de carboidratos. Ou seja, é recomendado o aumento da ingestão de alimentos gordurosos e a redução do consumo das fontes de proteína e, principalmente, carboidratos.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona. Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

As causas geralmente estão relacionadas a predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse, ansiedade, não realizar uma dieta adequada, ou falta de exercícios físicos.

Seguir os mandamentos de uma alimentação saudável requer, além do comprometimento nutricional, mudanças importantes em nossos hábitos de vida. Uma das ações mais conhecidas e recomendas por nutricionistas é o de comermos de 3 em 3 horas por dia.

Sentir muita fome pode fazer com que a ansiedade em receber toda aquela fonte de prazer seja feita com muita rapidez. Por isso, muitas pessoas que sofrem desse transtorno alimentar compulsivo podem se alimentar de forma muito rápida, o que pode prejudicar a digestão e causar problemas nesse quesito.

O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, até 72 horas para ser digerido por completo. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia pode levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.

O recorde oficial é de mais de 50 dias. Quanto tempo o ser humano pode se manter sem comida depende de diversos fatores.

Além da composição da dieta e de fatores emocionais, doenças como diabetes e problemas na tireóide podem estar por trás da fome constante. Sentir fome o tempo todo, mesmo depois de comer, nem sempre é gula. Fatores hormonais, nutricionais ou até mesmo emocionais podem ser a causa de tamanho apetite.

- O que evitar: carnes vermelhas. De acordo com os estudiosos, evitar as proteínas de origem animal, principalmente as vermelhas, reduz os processos infamatórios do organismo.

O que significa onívoros? A palavra onívoro vem do latim (Omnis = tudo; vorus = devorar/comer) e significa aquele que come de tudo. Assim como os carnívoros e herbívoros, os onívoros também constituem um grupo diverso de seres, sendo encontrados predominantemente no filo dos Cordados.