Por que colocar S no final de verbos?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Isso é algo que acontecem apenas com os pronomes “he”, “she” e “it” ou quando falamos de uma outra pessoa (uma pessoa só). É nesses casos – e somente neles – que você deve se preocupar ao conjugar um verbo no Simples Present. Pois, é aí que temos de fazer umas pequena modificação no verbo, ou seja, acrescentar o S.

Usado também para indicar fatos reais, uma verdade universal, ações no futuro e narrativas. Nas terceiras pessoas do singular, na forma afirmativa, acrescentamos –S, -ES ou IES, sufixos que variam de acordo com a terminação do verbo.

Quando abreviamos um verbo, geralmente usamos o apóstrofo seguido apenas da última letra desse verbo, por exemplo: He is = he's.

Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.

Quando usar S
De acordo com as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o S aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia de Z. Por exemplo: casa, mesa, desânimo, liso.

O apóstrofo ( ' ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como cobra-d'água (para cobra de água), pingo d'água (para pingo de água), pasta d'água, moto d'água, Vozes d'África ou Santa Bárbara d'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

Na terceira pessoa do singular, o verbo sempre termina em -s: he wants, she needs, he gives, she thinks.

Regras do Simple Present
Observe a conjugação desse mesmo verbo com outros sujeitos. Quando os verbos terminarem em 'ss, sh, ch, x, z, o', então é acrescentado 'es' no final do verbo para formar o simple present da terceira pessoa do singular (he, she, it).

O Simple Present (presente simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente, fatos gerais, ações repetidas ou situações, emoções e desejos permanentes. Também é usado para expressar uma verdade universal, sentimentos, opiniões e preferências.

Utilizado para descrever as coisas, o Simple Present é formado pelo verbo principal na forma-base, em frases afirmativas, e pelo uso do verbo auxiliar do, em frases negativas e interrogativas.

Normalmente, surgem no início da frase antes de verbos ou preposições. Em relação ao grau, eles são utilizados no singular (I, you, he she, it) e no plural (we, you, they).

I'll – I will. you'll – you will. he'll – he will.

São usados para grupos específicos de coisas, pessoas, animais, instituições ou autoridades. Exemplos: They are hungry.

kas (13), kes (17), kis (6), kos (7). las (3726), lds (7), les (1644), lis (413), lls (20), lms (3), los (2492), lts (13), lus (53). mas (2247), mbs (6), mes (1290), mis (124), mos (137139), mps (7), mus (60). nas (6482), nds (25), nes (1899), ngs (86), nis (287), nks (10), nos (4133), nts (37), nus (140), nys (3).

Na conjugação do verbo na terceira pessoa do singular, existem regras ortográficas: Maioria dos verbos: acrescenta-se –s. Verbos que terminam em –ss, –sh, –ch, –o, –x: acrescenta-se –es. Verbos que terminam em consoante + y: retira-se o –y e, depois, acrescenta-se –ies.

As palavras terminadas em "s" têm em comum, o fato de serem indicações de plural.