Por que colocar gelo no concreto?

Perguntado por: acordoba8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O resfriamento do concreto com gelo é uma técnica que previne fissuras geradas pelo excesso de calor. Essas fissuras de origem térmica são mais comuns em concretagem de grandes dimensões, como em barragens, blocos de fundação ou lajes espessas.

Apesar de não ser comum, o gelo pode fazer parte do processo de fabricação do concreto usinado em situações extremas.

A principal estratégia utilizada pelos construtores para evitar aberturas de origem térmica e realizar o resfriamento do concreto, é diminuir a temperatura da mistura na hora do lançamento do concreto. Para isso, o método mais recorrente é substituir parte da água de amassamento por gelo.

Entenda melhor que ações precisam ser tomadas para obter um concreto mais resistente e durável.
...
Cura do concreto: 5 dicas para ter um concreto mais resistente

  1. Não retire as formas do concreto antes do tempo. ...
  2. Use uma cobertura impermeável. ...
  3. Hidrate diariamente. ...
  4. Respeite o tempo de cura. ...
  5. Uso de aditivos químicos para cura.

De acordo com a expressão anterior, existem duas maneiras de aumentar a relação água-cimento e, portanto, diminuir a resistência do concreto: aumentando a quantidade de água na mistura ou diminuindo a quantidade de cimento.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O frio seria contraindicado em contraturas musculares, assim como em alguns tipos de lesões de tendão, pois o gelo diminui o aporte vascular. Outra contraindicação seria antes da prática esportiva, pois como altera a sensibilidade e melhora a dor, pode “mascarar” lesões.

Cura é o nome que se dá ao procedimento adotado para impedir que a água da mistura utilizada no concreto evapore rapidamente. Essa água é essencial para evitar fissuras e proporcionar a resistência necessária à estrutura.

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.

Quais os principais tipos de aditivos utilizados no concreto?

  1. Incorporadores de ar. ...
  2. Plastificantes ou redutores de água. ...
  3. Superplastificantes. ...
  4. Modificadores de pega. ...
  5. Modificador de viscosidade. ...
  6. Aditivos para concreto usinado.

Da tabela acima, vemos que, os ganhos concretos de 16 por cento da força em um dia, 40 por cento em três dias, 65% em 7 dias, 90% em 14 dias e resistência de 99% em 28 dias. Assim, é evidente que a sua força vantagens concretas rapidamente nos primeiros dias após o vazamento, isto é, 90% em apenas 14 dias.

sete dias

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

500ºC

A utilização de cimento Portland para concreto submetido a altas temperaturas é limitada a aproximadamente 500ºC, pois, quando sujeito a elevadas temperaturas, o hidróxido de cálcio (C-H) se decompõe dando origem ao óxido de cálcio (CaO) livre que leva a deterioração do concreto exposto à umidade ou água (MEHTA E ...

O uso de aditivo acelerador de pega é indicado para a indústria de pré-moldados, concretos projetados, concretos armados e reforçados, concretos para pisos e em obras que exigem rápida liberação. De maneira geral, podem ser usados em qualquer tipo de cimento Portland.

VEDACIT PRO ADITIVO RETARDADOR DE PEGA é um aditivo que retarda o início da pega, proporcionando melhores condições de concretagem, além de facilitar a trabalhabilidade do concreto.

O especialista defende ainda, que, se o consumo de cimento em uma dosagem for muito elevado, no sentido de garantir maior resistência na fundação, o potencial das fissuras de origem térmica pode chegar até a seccionar uma peça estrutural, em função do alto calor de hidratação gerado pela matriz cimentícia.

Adicionar Armadura de Aço. Outra maneira de fortalecer o concreto é adicionando armadura de aço. A armadura de aço é um tipo de reforço que é colocado dentro do concreto para aumentar sua resistência.

Outra diferença é no preparo dos materiais. O cimento, normalmente, precisa de água para endurecer e manter as estruturas unidas. Para a formação de concretos, por exemplo, é necessário pedra brita e areia também. Já a argamassa necessita normalmente de quatro ingredientes: cimento, areia, cal e água.