Por que cigana usa pente na cabeça?

Perguntado por: ofogaca3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ela mostrou, também, o pente, acessório utilizado pelas mulheres para indicar que são casadas.

“Não é igual ao que era antigamente, mas é uma tradição guardada”, avalia Deolinda Vicente, analisando que “os lutos eram muito pesados”. Antigamente, as mulheres ciganas precisavam vestir roupas pretas e compridas durante anos, cortar o cabelo curto, usar um lenço preto na cabeça e “carregar” o luto para toda a vida.

Muitas gostam de xales, fitas, rendas, possuindo um significado simbólico dentro de cada família cigana. As mulheres ciganas são muito vaidosas e faceiras, usando a discrição das roupas para fascinarem. As mulheres casadas usam o diklo, lenço de seda no cabelo, as solteiras não.

As escovas e pentes possuem funções distintas. Enquanto o pente foi criado para desembaraçar nós, as escovas tem a função de modelar e deixar os fios mais macios.

O pente é usado para desembaraçar as madeixas sem quebra-las, dar acabamento a um penteado ou ajudar a cortar os cabelos. São feitos para pentear os cabelos durante e após a lavagem.

A incorporação acontece de forma suave e rápida, sem os sacudimentos corporais típicos de outras linhas, que marcam bem a chegada e a partida dos espíritos, depois da chegada de todos os médiuns e da médium líder da linha de ciganos autorizar o início da festa.

Trabalham com óleos, pós, partes de animais, ervas, unguentos, poções mágicas, chás, garrafadas e muito mais, dominando assim a arte da bruxaria dentro da cultura cigana. Nem sempre são mulheres ou homens velhos, pois aprendem desde cedo o manuseio da magia logo que a tribo percebe algum dom natural predestinado.

A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”. Suas oferendas são vinho, pães e frutas frescas e secas, flores e incensos de mirra, jasmim, alecrim e cravo e canela.

É uma questão de honra, para qualquer família cigana, casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo. É por isso que o tradicional casamento cigano começa anos antes, quando ocorre o costume de prometer a noiva à família do noivo logo à entrada da idade na adolescência.

Hijab. É o termo mais popular no ocidente para referir-se ao véu islâmico; trata-se do lenço que cobre os cabelos e o pescoço, com o rosto à mostra. Suas cores e desenhos variam de acordo com as tendências da moda.

keffiyeh

Como usar um keffiyeh. O keffiyeh é um lenço tradicional árabe usado na cabeça por homens. Atualmente espalhou-se e se tornou popular por todo o mundo, tanto pela praticidade como por ser um acessório da moda. O keffiyeh é feito tradicionalmente de algodão ou com algodão e lã.

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.

Se conectar com a essência espiritual cigana é se conectar com o seu sagrado e descobrir um caminho para sua liberdade e verdadeira vontade! Seja Bem-vindo(a) a essa vivência especial de estudo com a grande energia dos nossos amados amigos espirituais Ciganos.

Religião cigana
É importante frisar que os ciganos não tem uma religião no sentido estrito do termo. Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um deus (ou de deuses) em concreto, nem hierarquia religiosa. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam.