Por que chorar faz bem?

Perguntado por: acardoso3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.

Lágrimas emocionais podem ser benéficas para a pele
Os efeitos dessas emoções podem se manifestar na camada cutânea em forma de acne, psoríase e dermatite. Desse modo, chorar é um dos meios utilizados para equilibrar as emoções decorrentes do estresse, melhorando a condição da pele.

Emoção contida não faz bem ao organismo. Pessoas que tentam abafar a emoção podem ter reações físicas, como alteração da pressão arterial, problemas digestivos.

Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.

Porque a oxitocina e as endorfinas liberadas contribuem, por sua vez, para melhorar o nosso humor. Os seus efeitos relaxantes, o seu impacto positivo no humor e o alívio da dor podem ajudar as pessoas a dormirem melhor e adormecerem com mais facilidade.

Quando a vontade de chorar e a tristeza surgem, mas as lágrimas não descem, é sinal de que você precisa prestar mais atenção às suas emoções. A dificuldade em chorar pode indicar uma deterioração da saúde mental que você ainda não percebeu.

Reprimir emoções adoece
Segurar o choro com frequência causa instabilidade psicológica, podendo levar a depressão.

Em média, é normal que você perca pouco mais de 2% da sua massa todos os dias, algo entre 2 e 2,5 litros. Caso esse volume chegue a 8%, o quadro pode ser considerado preocupante.

Não segure o choro
Alguns estudos mostram que segurar o choro em momentos de raiva ou tristeza é muito prejudicial ao organismo.

De acordo com ele, as lágrimas apresentam hormônios como prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina – este último funciona como um analgésico natural. Eles são produzidos pelo corpo humano quando se está sob um monte de estresse. Ao chorar, você estaria se livrando deles.

Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.

As lágrimas correm pelo olho e são drenadas por pequenos orifícios nos cantos internos das pálpebras próximos ao nariz (ponto lacrimal superior e inferior) que se conectam ao nariz através dos canalículos lacrimais. Dessa forma, as lágrimas que não escorrem pelo rosto irão escorrer pelo nariz.

Um estudo publicado na revista científica Health Psychology atrelou o bloqueio emocional e o represamento das emoções a um sistema imunológico menos equilibrado e a maiores índices de doenças cardiovasculares e de condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.

A água gelada faz com que os vasos sanguíneos ao redor dos olhos se contraiam, reduzindo o inchaço. Outra dica é dar leves e delicadas batidinhas com o dedo nas áreas inchadas do olho. Essa ação ajuda a estimular a circulação da região, movendo o sangue acumulado para outros locais.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

É quando a pessoa chora pela sua própria miséria, pelos seus próprios pecados, quando sente, muitas vezes, a sua incapacidade de viver os princípios da Palavra. Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Quando você engole o choro, por outro lado, reprime as emoções. De acordo com Rosemeire Zago, psicóloga clínica, essa atitude pode estar relacionada também com a presença de um quadro de asma, como se a crise substituísse as lágrimas. O mesmo também pode acontecer com a sinusite.

A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.

De acordo com Marcelo Machado, professor de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o gosto salgado da lágrima é devido á presença de diversos sais que têm como objetivo manter o equilíbrio do organismo.

As lágrimas verdadeiras, as que curam, têm como característica especial conduzir o homem a Deus; fazer com que ele se liberte de si mesmo, daquilo que o prende, escraviza e diminui. O choro autêntico é sinal de que nos encontramos com a verdade, de que encontramos a nós mesmos.

Na síndrome do olho seco ou doença do olho seco não existe produção de lágrimas em quantidade suficiente ou, então, as lágrimas apesar de serem suficientes não possuem a qualidade necessária para manter os olhos lubrificados.