Por que chamamos de Miojo?

Perguntado por: dmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Mas de onde vem o nome "miojo" e o que significa? No mesmo Japão destruído pelo pós-guerra, a Myojo Foods teve a mesmíssima ideia: produzir macarrão pré-cozido. O nome miojo vem de uma famosa escola japonesa chamada Myoujou, conterrânea da empresa. Myoujou significa Vênus, ou estrela da manhã.

Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, fácil de armazenar e acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país.

Se ao ler sobre lamen você imaginou um ramen saiba que a associação está correta! Isso porque ramem é a forma como esse alimento é pronunciado no Japão. Já aqui no Brasil a forma mais comum de encontrar a sua grafia é lamen, ou lámen.

A China/Hong Kong se mantém em primeiro lugar no ranking mundial por registrar o consumo de 46,3 bilhões de porções em 2020, seguida por Indonésia e Vietnã. O produto é tão importante que no mês de agosto é comemorado o Dia do Miojo.

Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico; Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura; Desenvolvimento da síndrome metabólica; Problemas renais a longo prazo.

Tudo começou com este homem, Momofuku Ando, conhecido também como o "Samurai do Miojo". Em 1958, cerca de 10 anos depois do Japão perder a Segunda Guerra, os japoneses enfrentavam filas longas para comprar macarrão cozido, o lamen, que já era um prato muito popular por lá. O Momofuku quis tentar resolver esse problema.

As primeiras unidades do macarrão instantâneo foram produzidas em 1965, nos sabores galinha e carne.

#1. Nissin. É impossível falarmos de miojo, sem citarmos a Nissin, não é? A marca foi fundada em 1948, em Osaka, no Japão e era presidida por Momofuko Ando, o criador do macarrão instantâneo (miojo).

Pode comer dois Miojos do mesmo sabor? Pode sim!

instant noodle {subst.}

Versão integral é melhor. Algumas marcas apresentam uma versão integral do miojo, que tradicionalmente é feito apenas com farinha branca. A presença de farinha integral deixa o macarrão um pouco mais saudável – principalmente se não utilizar o tempero.

O sabor galinha caipira é o mais vendido nacionalmente.

A trufa é um tipo de cogumelo subterrâneo, difícil de encontrar e muito valorizado na gastronomia internacional. O chef fez o macarrão instantâneo de acordo com as orientações da embalagem e adicionou um pouco de manteiga. Por fim, ele adicionou lâminas de trufas negras. Uau!

No Brasil, o Nissin Lámen Sabor Galinha Caipira, é o mais vendido e sua embalagem passou por diferentes adaptações ao longo dos anos, mas sempre mantendo sua identidade.

Tempero em pó: tempero sabor carne*, cebola em pó*, alho em pó*, carne bovina em pó, salsa triturada*, cacau em pó, antiumectante dióxido silício, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico, corante caramelo III e aromatizantes.