Por que cateto e hipotenusa?

Perguntado por: ilessa . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Num triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado maior, o cateto "oposto" é o lado em frente a um dado ângulo e o cateto "adjacente" é o lado que forma o ângulo. Usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos. A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto.

1. Cada um dos lados do triângulo rectângulo unidos pela hipotenusa. 2. Linha perpendicular.

Pitágoras

A vida do matemático Pitágoras. Nascido na ilha de Samos, na Grécia, no final do século VI a.C., Pitágoras é um dos maiores matemáticos da história.

O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo. Nós usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos retângulos.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”. Onde: h é a hipotenusa, c1 e c2 são os catetos.

A hipotenusa é o maior lado de um triângulo retângulo e o lado oposto ao ângulo reto. Os outros dois lados são os catetos. O ângulo formado por esses dois lados tem medida igual a 90º (ângulo reto). Identificamos ainda os catetos, de acordo com um ângulo de referência.

Ela foi desenvolvida pelo filósofo, astrônomo e matemático grego Tales de Mileto, quando o mesmo observava as sombras de uma pirâmide. Tales observou que os raios que incidiam na Terra eram inclinados e paralelos entre si.

Pitágoras de Samos foi um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga. Segundo ele “tudo é número”, frase que indica uma explicação para a realidade e tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos “filósofo” e “matemática”.

Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides desenvolveu a famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este é possível calcular o lado de um triangulo retângulo, conhecendo dos outros dois lados. Desta forma ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual à hipotenusa (SANTOS, 2000, S/P).

Pitágoras de Samos propôs que os números e a Matemática seriam a origem de todo o Universo. O teórico da relação entre hipotenusa e catetos, exposta no Teorema de Pitágoras, deixou grande aporte para o pensamento filosófico pré-socrático.

Em algum momento de sua vida escolar, com certeza já ouviu falar que “a soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo deve ser igual ao quadrado da hipotenusa (a² + b² = c²).” Pesadelo para alguns e diversão para outros, é isso mesmo, esse é o famoso Teorema de Pitágoras.

Num triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado maior, o cateto "oposto" é o lado em frente a um dado ângulo e o cateto "adjacente" é o lado que forma o ângulo. Usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos. A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto.

Encontrados em abundância principalmente à noite, o Cateto ou Tateto, como é conhecido na região do PEI, também é chamado pelo país de caititu, taititu, pecari, porco-do-mato e patira.

O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

Educai as crianças

A célebre frase “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é de origem de Pitágoras. O filósofo acreditava muito no poder da educação, tendo sido um grande aprendiz e, posteriormente, um importante mestre e estudioso.

A história do teorema de Pitágoras começa com a antiga civilização grega. Embora haja algumas evidências de que outras culturas, como os babilônios e os indianos, já conheciam a ideia do triângulo retângulo, foi Pitágoras e sua escola que desenvolveram o teorema que leva o seu nome.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

A lei dos senos é uma relação matemática entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer. A fórmula para a lei dos senos é asen asenˆA=bsenˆB=csenˆC, em que a, b e c são os lados de um triângulo e ˆA, ˆB e ˆC são os ângulos opostos, respectivamente.