Por que carioca fala tu?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.

Sem qualquer variação desde sua origem, o 'tu' vem do latim idêntico. É provável que tenha surgido no protoindo-europeu, falado há cerca de 5 mil anos, de onde também veio, entre outros idiomas, o sânscrito.

Quase toda nossa herança linguística vem de Portugal e de países Europeus. Historiadores relatam que, junto com a Família Real, chegaram ao Rio cerca de 15 mil portugueses, entre membros da corte e seus serviçais. Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.

É uma gíria semelhante a "E aí". Forma de cumprimentar alguém.

Significado de Tu
pronome Designa a pessoa a quem se fala e/ou se escreve; podendo funcionar como sujeito (tu és linda) ou como predicativo (o autor do livro és tu). [Gramática] Segunda Pessoa do Singular.

O mesmo que "você", usado mais no sul do Brasil ou informalmente. Informalmente, o verbo seguido de "tu" é empregado do mesmo jeito que em "você".

1. Primeira pessoa do singular gramatical, geralmente com funções de sujeito ou de predicativo do sujeito; a minha pessoa. 2. Personalidade ou individualidade de um ser humano.

13 – “Maneiro
Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

Já "parada" é uma das palavras mais cariocas que existe e deveria ser difundida em todo o Brasil. Significa "coisa", e realmente pode ser usada para descrever qualquer coisa em qualquer situação. E "sacou" é sinônimo de "entendeu".

A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1. ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2. ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3. ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Se o sujeito for “tu”, o verbo tem que concordar com a segunda pessoa, o pronome oblíquo será “te”, e os pronomes possessivos devem ser “teu”, “tua”, “teus” ou “tuas”.

O pronome tú é informal, ou seja, pode ser usado com amigos, colegas e membros da família. Usted é formal e seu uso é mais comum em situações de trabalho, relações médico-paciente ou entrevistas.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Continuar lendo Como carioca fala amigo?