Por que cada vez mais jovens querem deixar o Brasil?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Problemas econômicos e menor conexão emocional. Apenas 33% dos brasileiros avaliam como "excelente" o custo-benefício de morar no país. São os jovens, porém, os mais críticos. Na faixa etária entre 16 e 20 anos, 44% disseram não se identificar muito com o Brasil.

Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.

Em busca de qualidade de vida, segurança, igualdade social, serviços públicos de qualidade, aprender outra língua, qualificação profissional, entre vários outros fatores, existem milhões de imigrantes brasileiros na Europa atualmente.

Os motivos para morar fora são diversos, desde segurança, novas oportunidades, aprender uma nova língua e até realizar um sonho de infância. No entanto, nem tudo é tão romântico e fácil quanto aparenta as redes sociais.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Pressões sociais e estereótipos
Os jovens muitas vezes enfrentam pressões sociais para se encaixarem em determinados padrões de beleza, comportamento ou estilo de vida. Isso pode levar a problemas de autoestima e dificuldade em aceitar sua própria identidade.

Foco na empatia e no amor por meio da atenção às questões de igualdade e desigualdade de gênero, cor e raça, o que denuncia uma realidade intolerante e polarizada. Preocupação em acabar com a desigualdade e expectativas de mudança para a construção de um mundo com menos violência e mais respeito.

Hoje, 20% da população brasileira têm entre 15 e 24 anos, são jovens que se espalham em bandos ou caminham solitários, moças e rapazes que temem a violência, o desemprego, mas admitem que a melhor coisa de ser jovem é simplesmente não ter preocupação com nada.

Os anos de crescimento econômico e a exposição trazida por grandes eventos esportivos ajudaram a alavancar a imagem do Brasil como um player internacional. Com os olhos do mundo voltados para cá, é natural que mais pessoas adotem o país como nova morada, mantendo viva a tradição de um lugar atrativo aos imigrantes.

Morar no exterior: quais países concentram o maior número de brasileiros?

  • Japão, 211 mil brasileiros. ...
  • Reino Unido, 220 mil brasileiros. ...
  • Paraguai, 240 mil brasileiros. ...
  • Portugal, 276 mil brasileiros. ...
  • Estados Unidos, com 1,7 milhão.

EUA são principal destino; taxa de não retorno é a maior em 11 anos. A fuga de brasileiros para o exterior, especialmente para os Estados Unidos, ganhou força no ano passado, com a piora da crise econômica no país e a liberação para a entrada no exterior de pessoas vacinadas contra a covid-19.

Número de brasileiros no exterior saltou de 1,9 milhão em 2012 para 4,2 milhões hoje. E o fenômeno tende a prosseguir: em 2018, 70 milhões afirmaram que deixariam o país se pudessem. Uma conjunção histórica de fatores tem feito com que muitos brasileiros achem mais verde a grama do vizinho.

Por que o Brasil não é um dos países mais seguros do mundo para se viver? Como você viu, assim como outras nações em desenvolvimento, o Brasil não aparece na lista de países mais seguros do mundo. Inclusive, existem diversos motivos que contribuem para esse cenário.

As pessoas são simpáticas e adoram conversar. É comum cumprimentar os outros na rua, mesmo que sejam desconhecidos. A variedade de frutas e legumes disponíveis nos mercados é impressionante. Uma das principais vantagens de morar no Brasil é a abundância de produtos locais e frutas tropicais a preços justos.

Então pedir a sua CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório) é o primeiro passo para que você possa estabelecer a sua estada no Brasil. Logo após, num prazo de 90 dias, é possível pedir a autorização de residência e conseguir visto para morar no Brasil (lembrando que o nome oficial é autorização de residência).

De acordo com dados divulgados na última edição do relatório “Refúgio em Números”, apenas em 2022, no Brasil, foram feitas 50.355 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 139 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (67%), cubanas (10,9%) e angolanas (6,8%).

O que repele imigrantes? Por outro lado, existem países que certamente não estão entre os escolhidos para muitas famílias migrarem. As razões vão desde os problemas sociais, econômicos , violência, guerra e até conflitos raciais.