Por que cachorro não pode ir à praia?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

PS: É importante dizer que a praia não é lugar para qualquer cachorro – pelo bem deles. O sol e o calor em excesso podem fazer mal à saúde, o mar é perigoso para cães que não sabem nadar, a sujeira da praia pode transmitir doenças, eles podem cortar as patas em latas e cacos de vidro, etc, etc, etc.

A seguir, listamos as praias onde você pode levar seu pet.

  • Praia de Santos (SP) com cachorro. ...
  • Praia de Guarujá (SP) com cachorro. ...
  • Praia de Caraguatatuba (SP) com cachorro. ...
  • Praia Vermelha em Ubatuba (SP) com cachorro. ...
  • Praia do Bonete em Ilhabela com cachorros. ...
  • Praia de Gonzaga em São Vicente com cachorros.

Contudo, ao ir à praia com cachorro é importante tomar alguns cuidados específicos.
...
Check-up antes do passeio

  1. comedouro e bebedouro;
  2. colchonete para colocar na areia;
  3. coleira, peitoral e guia;
  4. guarda-sol;
  5. saquinho cata-caca;
  6. shampoo para banho após entrar no mar;
  7. capa para manter o banco do seu carro limpo.

De acordo com a médica veterinária Farah Ramalho de Andrade, da DrogaVET, um dos problemas é que o calor aumenta a incidência de pulga e carrapato, facilmente encontrados nas areias.

Por que meu cachorro come areia: respostas comportamentais
O cachorro está explorando o mundo. Ele adora o sabor da areia (isso vai passar). O animal é afetado por vermes. O animal precisa de vitaminas ou minerais.

A dirofilariose em cães e gatos é uma doença causada por um parasita nematódeo, denominado Dirofilaria immitis, conhecido popularmente como o “verme do coração”. Este parasita, por sua vez é transmitido pela picada do mosquito que teve contato prévio com animais já doentes.

Vacinas e prevenção
Além da vermifugação, imprescindível para todos os animais, a vacina antirrábica precisa ser reforçada anualmente. A veterinária Tatiana Walcácer explica que a vacina deve ser aplicada antes da viagem, com pelo menos 30 dias de antecedência.

Microrganismos presentes na areia podem causar alergias e inflamações na pele dos animais. Já a água do mar pode gerar dor de ouvido e conjuntivite – em alguns casos, até úlceras nos olhos dos pets.

A regra é: cachorro na praia, sim, mas só antes de 10h e depois de 16h. Lembre-se de que expor o seu pet ao sol intenso de verão pode causar queimaduras, insolação e problemas de pele nele, como câncer, por exemplo.

Prefira os horários de sol menos intenso
Caso planeje passar o dia todo com o cachorro na praia, ofereça bastante água e procure mantê-lo embaixo do guarda-sol no período entre 10h e 16h. Sapatos próprios para cachorro também podem ser úteis para evitar queimaduras nas patas.

A prevenção contra o verme do coração se faz mensalmente com uso de vermífugos de amplo espectro que, além de prevenirem contra infestações de vermes intestinais, também atuam prevenindo contra a dirofilariose.

Os cães, assim como a gente, também precisam de proteção solar, principalmente algumas raças que possuem a pele sensível ou pets muito clarinhos e, por isso, são mais vulneráveis à exposição excessiva do sol.

Endogard

O Endogard é um dos principais vermífugos do mercado. Disponível em três apresentações pode ser usado em cães de diversos portes. O Endogard elimina os parasitas internos nematóides, cestóides e protozoários e previne contra o verme do coração.

De acordo com os veterinários, não é indicado tentar tirar o carrapato do cãozinho com as mãos. Isso porque os insetos podem lesionar a pele dos pets. Além disso, o contato com carrapatos pode transmitir várias doenças graves para os humanos.

É verdade que não pode matar carrapato? Ao matar o carrapato, não esprema e nem pise no parasita, pois isso não é suficiente para eliminá-lo. Essa atitude, pode espalhar ovos pela casa e piorar a infestação. O ideal é o veterinário retire os carrapatos e ele mesmo fará a eliminação.

3 - Matar os carrapatos com fogo, água fervente ou álcool e não esmagar entre as unhas para não correr o risco de contaminação. Para retirar os carrapatos da roupa pode ser usada fita adesiva e, em seguida, ferver as roupas antes de lavar.

Golden Retriever, Labrador e Setter Irlandês estão entre os cães que adoram ficar na água. A maioria dos humanos adora nadar e brincar debaixo da água.

Consultar o seu Médico Veterinário!
É de extrema importância perceber qual o motivo que desencadeou este comportamento no seu cão. Alguns deles requerem terapias médicas ou comportamentais! Além disso, a ingestão de areia promove distúrbios gastrointestinais agudos (como vómitos, diarreia ou dificuldade a defecar).

Cestoides ou vermes chatos
Cães e gatos podem ficar infectados com os cestoides ao engolir pulgas infectadas, caçando ou comendo carniças (ou carne que não tenha sido cozida).