Por que cachorro apronta?

Perguntado por: otaveira9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Outros motivos pelos quais seu cão faz bagunça, podem estar relacionados ao tédio, falta de atenção, atividades físicas e até a ansiedade por separação. No entanto, existem casos em que a personalidade da raça ou o temperamento do cão o levam a ser mais bagunceiro.

Geralmente, isso tem a ver com altos níveis de estresse, ansiedade e falta de atenção. O animal fica com muita energia acumulada e vê na monta uma forma de liberar tudo isso. Também é algo que pode ter a ver com a maturidade sexual.

Um cãozinho hiperativo apresenta constante agitação. Isso é, independentemente de estímulos externos, não conseguem ficar quietos por um segundo sequer. De tal forma, a inquietação é um dos traços mais característicos da hiperatividade.

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Quando o cão pula no tutor é porque ele quer carinho e uma forma prática de punir esse comportamento é retirar o contato visual com o pet, recolher os braços e virar de costas e se afastar. Assim o tutor retira do animal o que ele quer, que é a atenção porque ele pediu de uma maneira errada.

Se o seu cachorro não obedece, é porque ele pode estar muito agitado naquele momento. Ou seja, ele pode estar com a energia lá em cima e muito emocionado por alguma situação. Ele pode ter visto um cachorro na rua, pode ter ouvido algum “intruso” ou pode ter percebido algum movimento estranho pela janela.

Separação à vista
Diga que deve ser bonzinho, que será o dono da casa. Aponte para os objetos que ele não deve pegar em tom de censura mas jamais grite ou o ameace seu cão quando está prestes a sair de casa. Dedique mais tempo com carinhos e explicações e acorde mais cedo se precisar acalmá-lo.

Quando a “saudade” é um problema
De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Para inibir a possessividade em relação a um membro de sua família, você pode utilizar a mesma técnica. Ao se aproximar da pessoa de quem ele tem ciúmes, ofereça um petisco quando ele estiver tranquilo. De forma gradativa, aproxime-se mais e mais. Desse jeito ele irá compreender que você não representa riscos.

Segundo a Perito Animal, isto acontece porque quando está a fazer festas ou a cócegas no seu animal, está a ativar os nervos que este tem debaixo da sua pele, como quando têm algum parasita, e isto produz o reflexo de coçar, que não é nada mais nada menos do que a ação de mexer as patas de forma agitada.

Entre as raças mais agitadas do mundo dos cães, estão Labrador, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão, Pastor Australiano, Jack Russel Terrier, Pit Bull, Whippet, American Staffordshire Terrier e Basenji.

Sim, há calmantes naturais para cachorros estressados, agitados ou simplesmente que precisam ter uma noite tranquila de sono. Na natureza há muitas plantas cujos extratos acalmam e seus chás podem ser dados aos cachorros também. Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana.

A forma correta de dar bronca é exatamente na hora que o cão faz algo indesejado. Se seu cachorro costuma mastigar as coisas, a bronca deve ser dada quando o cão pega algo que ele não pode mastigar. O ideal na hora de dar bronca é sempre dizer “não” firme, mas sem gritar. E retirar do cão aquilo que ele não deve fazer.