Por que brindar com champanhe?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Tudo na bebida evoca comemoração e felicidade, traços característicos da chegada do novo ano. O próprio ato de estourar uma garrafa de espumante é uma celebração por si só, e o brinde com os amigos e familiares fortifica o sentimento de união e amor entre os próximos.

O espumante tem uma característica festiva, já que a rolha “estoura”, e o líquido flui. O “estouro”, além da bebida, é um símbolo de celebração. Todos escutam e se envolvem naquele instante.

O brinde ao estilo de Champagne diz que deve olhar nos olhos da(s) pessoa(s) com quem está a brindar, os copos devem tocar-se levemente, evitar cruzar os braços com a(s) outra(s) pessoa(s) e dizer “viva”, “à sua saúde” ou “tchim tchim”.

O champanhe é um vinho festivo. Ele é sempre a primeira taça servida em todas as celebrações francesas. Desde um pequeno e informal jantar entre amigos até uma grande festa de casamento, em qualquer ocasião de convivialidade e prazer o champagne é obrigatório.

Além disso, após a Revolução Francesa, o espumante ou a champanhe passaram a ser introduzidos em outros rituais religiosos e festividades, como casamentos, batizados e inaugurações de navios, como uma forma de celebrar a alegria e a abundância do momento, além de “abençoar” a ocasião.

Em relação aos brindes, há ainda a superstição de que se brindar sem olhar nos olhos as pessoas com quem brinda ou se não beber depois do brinde, terá azar durante sete anos.

Porque não se brinda com água - História
Acredita-se que brindar com água dá azar. Cerca de 30% dos espanhóis acredita que brincar com este líquido traz má sorte, segundo um estudo da Perrier.

A tradição diz que é importante beber após o brinde, mesmo que se esteja bebendo água pois fica deselegante devolver o copo à mesa sem completar o gesto. Beber e brindar são eventos de convívio entre as pessoas, praticados em quase todas as culturas do mundo.

Poucas pessoas escolhem a cor preta para a virada do ano, pois acreditam que ela tenha relação com forças malignas e energias negativas, além da morte. Na verdade, o preto é a ausência de cor e, por isso, simboliza a independência. A cor também representa a tomada de decisão e a dignidade.

O ato surgiu enquanto gregos e romanos erguiam suas taças de vinho como uma oferenda simbólica aos deuses. O ato de brindar para celebrar um evento ou homenagear alguém especial vem desde a época em que gregos e romanos erguiam suas taças de vinho, como uma oferenda simbólica aos deuses.

Brindar com a mão esquerda – é bom evitar. O gesto é visto como falsidade. Talvez pelo fato de que, antigamente, se nesse momento todas as mãos direitas estivessem erguidas, e apenas um conviva estivesse com a mesma livre, ele poderia rapidamente sacar a espada ou pistola e atingir quem quer que fosse….

Remonta aos tempos antigos o poder (e simbolismo) de efetuar atos público com a mão direita – considerada a mão pública. Como tal, se não quiser causar desconforto aos seus convidados, lembre-se de servir o vinho com a mão direita.

Confira abaixo os passos para conduzir um brinde perfeito:

  1. 1 - Sirva os copos de todos os participantes. Mas não exagere. ...
  2. 2 - Levante-se e faça uma homenagem. Este é o ponto alto do brinde. ...
  3. 3 - Não beba antes do fim. ...
  4. 4 - Hora do tim-tim. ...
  5. 5 - Faça contato visual com todos que brindam com você

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

A diferença entre espumante e Champagne está, resumidamente, na zona de origem da bebida. Para ser intitulado de Champagne, o espumante precisa de ser produzido na famosa região francesa com o mesmo nome e seguir as normas específicas da Denominação de Origem Controlada que lhe foi concedida em 1927.

Portanto, ao ingerir bebidas que contenham bolhas, esta transição pela válvula pilórica seria acelerada, resultando em maior e mais rápida absorção de álcool pelo organismo. Assim, fica o alerta. A percepção de Champagne (assim como outros espumantes) embebeda mais rapidamente não é um mito, é uma realidade.

Champanhe Rose para Pomba Gira.

Somente podem ser chamados de Champagne os espumantes elaborados na homônima região francesa, que só permite o uso do termo nos rótulos para aqueles espumantes que seguirem as estritas regras da região.